Brasileiros com dívidas são pegos de surpresa e comemoram +1 decisão do Governo LULA
A nova fase do programa Desenrola Brasil, lançado pelo Governo Federal, busca beneficiar brasileiros de baixa renda inscritos no CadÚnico. O programa visa ajudar aqueles que possuem dívidas a limparem seus nomes.
O Desenrola Brasil é uma iniciativa do Governo Federal lançada em julho deste ano. A intenção do programa é auxiliar brasileiros endividados a limpar seus nomes. Segundo o Ministério da Fazenda, mais de 70 milhões de pessoas podem ser beneficiadas, o que pode estimular a economia do país.
Na primeira etapa do Desenrola Brasil, lançada em julho, foram contemplados os brasileiros pertencentes à faixa 2 de renda. Com a segunda etapa, os brasileiros da faixa 1 poderão renegociar suas dívidas. As regras para ambas as faixas, no entanto, são distintas.
A segunda etapa do Desenrola Brasil foi lançada em setembro. Ela está focada em beneficiar aqueles que recebem até dois salários mínimos ou estão inscritos no CadÚnico (Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal). Dívidas de até R$ 5 mil poderão ser renegociadas nesta etapa.
Como funcionará a segunda etapa?
Na segunda etapa do Desenrola Brasil, haverá leilões de dívidas, conduzidos pela B3, a Bolsa de Valores brasileira. Caso haja inadimplência por parte dos consumidores, o Governo pagará os credores com recursos da União. O programa conta com um fundo de R$ 8 bilhões para este fim.
A estimativa do Ministério da Fazenda é que os brasileiros consigam descontos de, em média, 58% no valor das dívidas. Para obter o desconto, os interessados deverão acessar a plataforma do Governo Federal específica para o programa.
Contudo, é importante frisar que a plataforma de cadastro ainda não foi lançada no momento da escrita deste artigo. No entanto, sabe-se que o login será feito pelo portal Gov.br, que reúne todos os serviços do Governo Federal. Para acessar o programa, será necessário possuir uma cota de ouro ou prata no portal.
Participação de empresas
Além de bancos, outras empresas – como companhias de água e luz – também oferecerão descontos como parte do programa Desenrola Brasil. A intenção é facilitar a renegociação de dívidas de diferentes naturezas para os beneficiários.
Com a implantação do programa Desenrola Brasil, a expectativa é que a economia se aqueça. Isso ocorre porque, ao limpar o nome, os beneficiários poderão voltar a ter crédito e, consequentemente, consumir mais, movimentando a economia.
Três maneiras de saber se você tem dívidas
Existem diversas maneiras de verificar se o seu nome está negativado. Vamos detalhar três das mais comuns: através do Serasa, do SPC Brasil e da Boa Vista SCPC.
Consultando o Serasa
O Serasa é um dos órgãos mais conhecidos de proteção ao crédito no Brasil. Para verificar se o seu CPF está negativado através do Serasa, você deve:
- Acessar o site do Serasa;
- Ir até a página “Consultar CPF grátis”;
- Realizar um cadastro e confirmar seu e-mail (caso ainda não tenha feito);
- Fazer login com sua senha e clicar em “Meu CPF”.
Você será direcionado para uma página onde poderá verificar se existem pendências no seu nome e obter informações detalhadas sobre qualquer dívida que possa ter.
O Serasa também disponibiliza um aplicativo para smartphones, que pode ser baixado tanto na Google Play Store quanto na Apple App Store.
Consultando o SPC Brasil
Outro órgão de proteção ao crédito é o SPC Brasil. Seguindo um processo similar ao do Serasa, você pode verificar a situação do seu nome:
- Acessar o site do SPC Brasil (https://www.spcbrasil.org.br/);
- Ir até a página de consulta de CPF;
- Realizar um cadastro com seu CPF, e-mail e uma senha;
- Confirmar o cadastro através do aplicativo Google Authenticator;
- Fazer login e clicar em “Consulte seu CPF”.
O SPC Brasil também disponibiliza um aplicativo para smartphones, chamado “SPC Consumidor”, que pode ser baixado tanto na Google Play Store quanto na Apple App Store.
Consultando a Boa Vista SCPC
A Boa Vista SCPC é mais uma opção para consultar a situação do seu nome. Para isso, você deve:
- Acessar o site da Boa Vista SCPC (https://www.consumidorpositivo.com.br/);
- Ir até a página “Consulta de CPF”;
- Inserir seu número de CPF e preencher os dados adicionais solicitados;
- Fazer login.
Assim como os outros dois órgãos, a Boa Vista SCPC também oferece um aplicativo para smartphones, chamado “Boa Vista Consumidor Positivo”, que pode ser baixado tanto na Google Play Store quanto na Apple App Store.