FESTA HOJE (24/01): FGTS aprova +1 lote de saques para lista de CPFs premiados em fevereiro e brasileiros comemoram sem parar
Festa hoje! O Saque-Aniversário do FGTS, modalidade que permite aos trabalhadores sacarem uma parte do saldo do Fundo de Garantia por Tempo de Serviço uma vez por ano, está prestes a ser liberado para um novo grupo de trabalhadores com carteira assinada.
A princípio, a adesão ao Saque-Aniversário do FGTS é opcional e está disponível para todos os trabalhadores que possuem conta no Fundo de Garantia por Tempo de Serviço. No entanto, é importante destacar que ao optar por essa modalidade, o trabalhador abre mão do direito de realizar o saque rescisório em caso de demissão sem justa causa.
A saber, a Caixa Econômica Federal (CEF) está se preparando para efetuar o pagamento aos aniversariantes de fevereiro. O prazo para aderir ao Saque-Aniversário do FGTS é até o último dia útil do mês de aniversário do trabalhador. Por exemplo, para os aniversariantes de fevereiro, o prazo final é 28 de fevereiro. Após a adesão, o trabalhador precisa permanecer vinculado a essa modalidade por, no mínimo, 24 meses.
Como funciona o Saque-Aniversário do FGTS?
- Em primeiro lugar, é importante frisar que o Saque-Aniversário do FGTS permite que o trabalhador retire uma parte do saldo disponível em sua conta do Fundo de Garantia por Tempo de Serviço uma vez por ano, no mês do seu aniversário.
- Ademais, o valor a ser sacado é calculado de acordo com uma tabela divulgada pela Caixa Econômica Federal, levando em consideração o saldo disponível e o mês de aniversário do trabalhador.
- Por fim, é importante ressaltar que o Saque-Aniversário não afeta o direito do trabalhador ao saque total do FGTS em casos específicos, como a compra da casa própria, a aposentadoria ou em situações de doenças graves.
Calendário de Saque-Aniversário do FGTS em 2024
A Caixa Econômica Federal divulgou o calendário de Saque-Aniversário do FGTS para o ano de 2024. Confira as datas para cada mês de aniversário:
- Janeiro: de 02 de janeiro a 29 de março de 2024
- Fevereiro: de 01 de fevereiro a 30 de abril de 2024
- Março: de 01 de março a 31 de maio de 2024
- Abril: de 01 de abril a 28 de junho de 2024
- Maio: 01 de maio a 31 de julho de 2024
- Junho: de 03 de junho a 30 de agosto de 2024
- Julho: de 01 de julho a 30 de setembro de 2024
- Agosto: de 01 de agosto a 31 de outubro de 2024
- Setembro: de 02 setembro a 29 de novembro de 2024
- Outubro: de 01 de outubro a 31 de dezembro de 2024
- Novembro: de 01 de novembro de 2023 a 31 de janeiro de 2025
- Dezembro: de 02 de dezembro de 2023 a 28 de fevereiro de 2025
Como solicitar o Saque-Aniversário do FGTS?
Para solicitar o Saque-Aniversário do FGTS, o trabalhador precisa realizar os seguintes passos:
- Fazer o download do aplicativo do FGTS, disponível para Android e iOS.
- Fazer login no aplicativo utilizando a conta vinculada à Caixa Econômica Federal.
- Selecionar a opção “Saque Aniversário” no menu principal.
Após a escolha pelo Saque-Aniversário, o trabalhador deverá permanecer vinculado a essa modalidade por, no mínimo, 24 meses.
É importante estar ciente de que essa opção impede o trabalhador de realizar o saque rescisório do FGTS em caso de demissão sem justa causa, mas mantém o direito à multa rescisória de 40% sobre o valor depositado no fundo.
O Saque-Aniversário do FGTS é uma modalidade que permite aos trabalhadores sacarem uma parte do saldo do Fundo de Garantia por Tempo de Serviço uma vez por ano, no mês do seu aniversário. A adesão a essa modalidade é opcional, mas é importante estar ciente das regras e prazos estabelecidos pela Caixa Econômica Federal.