Direitos do TrabalhadorEconomia

ESCLARECIMENTO OFICIAL para quem ainda não recebeu o dinheiro de volta no Imposto de Renda acaba de sair agora

ESCLARECIMENTO OFICIAL para quem ainda não recebeu o dinheiro de volta no Imposto de Renda acaba de sair agora
ESCLARECIMENTO OFICIAL para quem ainda não recebeu o dinheiro de volta no Imposto de Renda acaba de sair agora. Imagem: Luis Lima Jr./ Fotoarena

Nesta semana, a Receita Federal paga o quinto e último lote da restituição do Imposto de Renda da Pessoa Física (IRPF). Mas se você caiu na malha fina, não receberá a restituição enquanto não corrigir as pendências junto ao órgão.

De acordo com o balanço divulgado na última sexta-feira (22), um total de 1.366.778 das mais de 43,4 milhões de declarações enviadas – o equivalente a 3,1% – caíram na malha fina. No entanto, ainda não ter recebido a restituição não significa, necessariamente, que o contribuinte caiu na malha fina, já que o último lote será pago apenas na sexta-feira (29).

Como consultar se a restituição será paga para você?

Para saber se receberá a restituição nesta data, o contribuinte precisa:

  1. acessar o site de consulta da Receita Federal;
  2. clicar em “Iniciar”;
  3. inserir os dados solicitados e clicar em “Consultar”.

A tela vai mostrar se há imposto a restituir e, em caso positivo, quando o valor foi ou será depositado na sua conta.

Caí na malha fina, o que devo fazer?

Se o contribuinte tiver tido algum problema na declaração, a tela vai mostrar a pendência. Diversos motivos podem levar uma declaração do IRPF a cair na malha fina, desde erros de digitação até informações equivocadas ou omissão de rendimentos.

Desse modo, se o contribuinte tiver caído na malha fina, é necessário corrigir as informações para conseguir receber a restituição, se for esse o caso. Para conferir se há pendências junto à Receita Federal:

  1. acesse o e-CAC e faça login;
  2. clique em “Meu Imposto de Renda (Extrato da DIRPF);
  3. na seção “Processamentos” ou “Serviços do IRPF”, toque em “Pendências de Malha”.

Se sua declaração tiver caído na malha fina, o sistema mostrará o motivo. Em alguns casos, é possível enviar uma declaração retificadora corrigindo os erros. Em outros, é necessário apresentar documentos que comprovem as informações declaradas.

Portanto, se você ainda não recebeu o reembolso do seu Imposto de Renda, não entre em pânico. Pode ser que você esteja no último lote de pagamento ou, infelizmente, tenha caído na malha fina.

Calendário de pagamento das restituições do IRPF

A Receita Federal divulgou um calendário de pagamento das restituições do IRPF para este ano. Confira as datas:

Lote Data de Pagamento Número de Contribuintes
31 de maio 4.129.925
30 de junho 5.138.476
31 de julho 5.632.036
31 de agosto 6.118.310
29 de setembro

Lembrando que o quinto lote de restituições do IRPF deste ano será pago em 29 de setembro. Portanto, se você estiver incluso nesse lote, fique atento para receber o valor nessa data.

Ester Farias

Ester Santos Farias, 24 anos, é uma profissional apaixonada pela escrita e pelo universo jurídico. Graduanda em Direito, ela combina sua formação acadêmica com uma sólida experiência como redatora web. Com mais de seis anos de atuação no mercado digital, Ester se especializou na produção de conteúdos sobre benefícios sociais, direitos trabalhistas e direito previdenciário, tornando temas como INSS e BPC mais acessíveis e compreensíveis. Sua dedicação à escrita se reflete na precisão e qualidade dos textos, consolidando sua reputação como referência na produção e revisão de materiais voltados para o público online. Sempre em busca de aprimoramento, Ester alia… Mais »
0 0 votos
Classificação do artigo
Inscrever-se
Notificar de
guest
0 Comentários
mais antigos
mais recentes Mais votado
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários
Botão Voltar ao topo
0
Adoraria saber sua opinião, comente.x