NOVO RG HOJE (26/9) é liberado em 12 estados do Brasil e COMUNICADO é emitido de última hora
O Brasil deu um passo significativo em direção à modernização do seu sistema de identificação nacional com o lançamento da nova Carteira de Identidade (RG), hoje, em 12 estados do país.
A nova Carteira de Identidade, também conhecida como RG, está sendo emitida em 12 estados brasileiros, como mencionado, marcando um avanço significativo na atualização do sistema de identificação do país.
Este movimento vem como parte de um esforço mais amplo para simplificar e unificar a identificação do cidadão brasileiro.
Detalhes do novo RG
O novo RG apresenta uma série de características únicas destinadas a fornecer uma identificação mais segura e eficiente para os cidadãos brasileiros.
Entre as mudanças mais significativas está a substituição do tradicional número de Registro Geral (RG) pelo número do Cadastro de Pessoas Físicas (CPF), que se tornará o registro geral único e válido em todo o país.
Veja mais detalhes a seguir:
- Formato físico e digital: O novo documento estará disponível tanto no formato físico quanto digital. A versão física é produzida em papel-moeda e mantém detalhes de segurança em sigilo, marcas-d’água na imagem do território nacional e no brasão da República.
- QR Code e opção de doação de órgãos: A nova versão do RG traz um QR Code, que permite a validação eletrônica da autenticidade e serve para verificar se o documento é verdadeiro, se foi furtado ou extraviado. E também, apresenta a opção pela doação de órgãos.
- Prazo de validade: O prazo de validade do novo documento depende da idade do titular. Para crianças de 5 a 11 anos, a validade é de cinco anos. Para quem tem de 12 a 59, a validade passa a ser de dez anos. Já para pessoas com mais de 60 anos, não precisarão trocar o documento.
Estados que já estão emitindo o novo RG
Até o momento, a nova RG está sendo emitida nos seguintes estados:
- Acre;
- Alagoas;
- Amazonas;
- Goiás;
- Mato Grosso;
- Minas Gerais;
- Pernambuco;
- Piauí;
- Paraná;
- Rio de Janeiro;
- Rio Grande do Sul; e
- Santa Catarina.
Todos os estados têm até o dia 6 de novembro para começarem a emitir o novo RG. Inicialmente, o prazo para todas as unidades da Federação começarem a disponibilizar o novo documento terminava em março. No entanto, o prazo foi prorrogado pelo governo federal para 6 de novembro.
Em São Paulo, por exemplo, a Secretaria de Segurança Pública afirmou que está se preparando para a emissão do novo modelo.
Segundo a secretaria, o Instituto de Identificação Ricardo Gumbleton Daunt está desenvolvendo um sistema de comunicação com o Ministério da Justiça e Segurança Pública para emitir o novo RG no prazo estipulado.
Novo RG Digital
Outra novidade se refere a versão digital do novo RG. A solicitação desta versão pode ser feita pelo aplicativo Gov.br, disponível para celulares Android e iPhone (iOS). Porém, o pedido só pode ser feito após a produção e a entrega do documento físico ao cidadão.
Contudo, é importante deixar claro que cada estado possui seu próprio aplicativo de Identidade Digital. Desse modo, é importante acessar as lojas de aplicativos (Google Play Store ou App Store) e procurar pela versão correspondente ao estado onde reside.