Colocar o CPF na nota fiscal é uma prática cada vez mais comum entre os brasileiros. Mas você sabe por que isso é feito e quais são os benefícios que essa prática pode trazer? Acontece que muitos brasileiros realizam a prática costumeiramente e nem se dão conta do que pode estar acontecendo por trás dessa ação.
Portanto, confira abaixo tudo que você precisa saber sobre inserir o CPF na nota durante uma compra neste comunicado.
O que é colocar o CPF na nota fiscal?
Colocar o CPF na nota fiscal é uma iniciativa dos governos estaduais para ter controle da tributação fiscal do comércio, especificamente o ICMS (Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços), e combater a sonegação de impostos. Essa medida também é uma forte aliada na luta contra pirataria e incentiva a responsabilidade das empresas com a sociedade.
Abaixo, você pode conferir quais são os estados que adotaram essa iniciativa:
- Rio Grande do Sul, pioneiro em 2012;
- São Paulo;
- Maranhão;
- Rio de Janeiro;
- Alagoas;
- Minas Gerais;
- Bahia;
- Pará;
- Amazonas;
- Ceará;
- Sergipe;
- Rio Grande do Norte;
- Rondônia;
- Paraná;
- Distrito Federal.
Quais são os benefícios de colocar o CPF na nota?
Existem vários benefícios exclusivos ao colocar o CPF na nota. Embora não aumente seu score de crédito, como é divulgado erroneamente em alguns canais, essa prática garante muitas outras vantagens imperdíveis.
De acordo com o Serasa, em alguns estados, como São Paulo, Alagoas, Paraná, Goiás e Rondônia, o acúmulo de notas fiscais gera um abatimento, de até 10%, no IPVA do ano seguinte. No Rio de Janeiro, em Manaus (AM) e Salvador (BA), o desconto é no IPTU.
Além disso, são realizados alguns sorteios de prêmios que variam de R$ 5 mil até R$ 1 milhão. Esses sorteios ocorrem mensalmente, usando os dados das notas dos consumidores. Quanto mais notas você tiver colocado no seu CPF, maior a chance de ser o ganhador, mas é válido frisar que existe um limite da quantidade de notas por pessoa.
Ademais, alguns programas possibilitam que, a cada seis meses, o consumidor consiga resgatar créditos acumulados. O “Nota Paraná”, por exemplo, permite que os créditos sejam convertidos em recargas para o celular. Já o “Sua Nota é um Show”, da Bahia, oferece a troca em ingressos para shows.
E o Score? É possível aumentá-lo colocando o CPF na nota?
Embora possam ser incríveis alguns benefícios ao se colocar o CPF na nota, infelizmente o aumento do score não é um deles. Algumas notícias propagam erroneamente essa informação, mas saiba que isso não passa de uma falsa informação.
Agora você deve estar se perguntando: “o que fazer então para aumentar minha pontuação de score?”
Apesar do CPF na nota não ser uma alternativa, existem maneiras eficazes de você garantir esse aumento e são elas:
- Não acumule dívidas, sempre pague todas elas nas datas corretas e não deixe que atrasem;
- Se você não se sente seguro quanto a um pagamento de empréstimo, não faça;
- Coloque contas de água ou luz no seu CPF, pois isso ajuda a mostrar que você tem responsabilidade financeira;
- Se estiver com o nome sujo, faça acordos ou participe do Feirão Limpa Nome para se livrar do vermelho;
- Mantenha seus dados sempre atualizados no site do Serasa;
- Opte pelo Cadastro Positivo no site da empresa quando puder.