EconomiaGeral

PRESENTÃO: NOTÍCIA 100% ÓTIMA para quem vai pagar o IPVA em 2024 é confirmada e alegra brasileiros

Redução no Valor do IPVA em 2024: Informações e Dicas
Redução no Valor do IPVA em 2024: Informações e Dicas. Foto: Reprodução

A temporada anual de cobrança do Imposto sobre Propriedades de Veículos Automotores (IPVA) está em andamento em todo o Brasil. Para a alegria dos motoristas, este ano há um alívio financeiro, uma vez que o preço médio de carros usados diminuiu em 4,26% até novembro, de acordo com dados do IBGE.

A saber, essa redução sugere uma diminuição no valor do IPVA, especialmente em estados que utilizam o valor venal dos veículos como base para calcular a alíquota.

Qual o valor do IPVA 2024 nos principais estados? Descontos são liberados

São Paulo

Em São Paulo, as alíquotas do IPVA para 2024 serão as seguintes:

  • 4% para carros de passeio
  • 3% para veículos movidos exclusivamente a gás e energia elétrica
  • 2% para motos, caminhonetes, micro-ônibus, ônibus e maquinário pesado
  • 1,5% para caminhões
  • 1% para veículos de locadoras registrados no estado

Para quem optar pelo pagamento à vista em 2024, há um desconto de 3%. A outra alternativa é parcelar o valor em até cinco vezes. Carros com 20 anos de fabricação ou mais são isentos do tributo, assim como pessoas com deficiência.

Minas Gerais

Em Minas Gerais, as alíquotas do IPVA para 2024 serão as seguintes:

  • 4% para automóveis, veículos de uso misto, utilitários e caminhonetes
  • 3% para caminhonetes de carga (pick-ups) e furgões
  • 2% para automóveis, veículos de uso misto e utilitários com autorização para transporte público, motocicletas e similares
  • 1% para veículos de locadoras, ônibus, caminhões e similares

Assim como em São Paulo, quem optar pelo pagamento à vista em 2024 terá um desconto de 3%. A outra opção é parcelar o valor em até três vezes. Pessoas com deficiência e proprietários de veículos elétricos e híbridos são isentos do tributo, desde que tenham sido fabricados no estado.

Rio Grande do Sul

No Rio Grande do Sul, a alíquota do IPVA para 2024 será de 3% para automóveis e camionetes, 2% para motocicletas e 1% para caminhões, ônibus, micro-ônibus, automóveis e camionetas destinadas à locação.

Os contribuintes que pagarem o tributo entre os dias 20 e 28 de dezembro terão um desconto de 6% e não serão afetados pela variação da unidade padrão fiscal (UPF) do Estado, prevista em aproximadamente 4,53%, conforme a Secretaria da Fazenda do RS.

Outra oportunidade de obter desconto é realizar o pagamento nos três primeiros meses do ano. Pagando até 31 de janeiro, há um desconto de 6%. Até 29 de fevereiro, o desconto é de 3%. Já até 28 de março, o desconto é de 1%.

Além disso, há a opção de parcelar o valor em seis vezes, com descontos de 6%, 3% e 1% sobre as parcelas dos três primeiros meses do ano, respectivamente.

Paraná

No Paraná, a alíquota do IPVA para 2024 será de 3,5% para automóveis e motocicletas em geral, e de 1% para ônibus, caminhões, veículos de aluguel ou movidos a gás natural veicular (GNV).

Os contribuintes têm a opção de quitar o tributo à vista, obtendo um desconto de 6%, ou parcelar em até cinco vezes. Pessoas com deficiência e veículos com 20 anos de fabricação ou mais estão isentos do imposto. Vale ressaltar que a isenção para veículos 100% elétricos, concedida de 2019 até o ano atual, não foi renovada para 2024, conforme informado pela Secretaria da Fazenda do estado.

Distrito Federal

No Distrito Federal, a alíquota do IPVA para o ano de 2024 será a seguinte:

  • 3% para automóveis, caminhonetes, utilitários e demais veículos
  • 2% para ciclomotores, motocicletas e motonetas
  • 1% para veículos de carga com lotação acima de 2.000 kg, de locação, micro-ônibus, ônibus e tratores

O pagamento do valor pode ser realizado à vista no dia 19 de janeiro, sem a concessão de descontos. Alternativamente, é possível dividir o montante em até seis vezes, desde que cada parcela não seja inferior a R$ 50. Caso o valor do IPVA seja inferior a R$ 100, o pagamento deve ser feito à vista.

Goiás

Em Goiás, a alíquota do IPVA para o ano de 2024 varia conforme a categoria dos veículos:

  • 1,25% para ônibus, micro-ônibus, caminhão, veículos aéreos e aquáticos utilizados no transporte coletivo de passageiros e de carga
  • 3% para motocicleta, ciclomotor, triciclo, quadriciclo, motoneta e automóvel de passeio com potência até 100cv
  • 3,45% para veículos utilitários
  • 3,75% para veículos terrestres de passeio, veículos aéreos, veículos aquáticos e demais veículos não especificados

O pagamento do tributo pode ser efetuado à vista em janeiro, com desconto de 7%, ou parcelado em dez vezes. Pessoas com deficiência, veículos com 15 anos de fabricação ou mais e veículos de locação são isentos do imposto no estado de Goiás.

Acre

No Acre, a alíquota do IPVA para o ano de 2024 será de 2% para carros de passeio e de 1% para caminhonetes, utilitários e motocicletas.

Os contribuintes têm a opção de efetuar o pagamento à vista, usufruindo de um desconto de 10%, ou parcelar em até três vezes.

Pessoas com deficiência e proprietários de veículos com 20 anos de fabricação ou mais estão isentos do pagamento do imposto no estado do Acre.

Pará

No Pará, a alíquota do IPVA para o ano de 2024 será a seguinte:

  • 1% para ônibus, micro-ônibus e caminhões
  • 2,5% para automóveis, caminhonetes e embarcações
  • 0,5% para aeronaves e embarcações

Os contribuintes que pagarem o tributo à vista e não possuírem multas de trânsito nos últimos dois anos terão um desconto de 15%. Para aqueles com multas em 2022, mas não em 2023, o desconto é de 10%. Em outras situações, o abatimento é de 5%. Outra opção é parcelar o valor em até três vezes, mas sem o desconto. Pessoas com deficiência e veículos fabricados há 15 anos ou mais estão isentos do IPVA no Pará.

Bahia

Na Bahia, a alíquota do IPVA para o ano de 2024 será a seguinte:

  • 3% para automóveis e utilitários movidos a óleo diesel
  • 2,5% para automóveis e utilitários movidos a outros tipos de combustíveis
  • 1% para ônibus, microônibus, caminhões, máquinas de terraplanagem, tratores, motos, motonetas, motocicletas e triciclos
  • 1,5% para embarcações e aeronaves

Veículos com 15 anos de fabricação ou mais e automóveis adaptados para pessoas com deficiência são isentos. O imposto pode ser pago à vista até o dia 7 de fevereiro, com 15% de desconto, ou parcelado em até cinco vezes, com desconto de 8% na primeira parcela.

Abquesia Farias

Abquesia Farias Modesto é uma jovem profissional entusiasta da comunicação digital. Aos 22 anos, cursa graduação na Faculdade Pitágoras, em Teixeira de Freitas, no extremo sul da Bahia, onde aprimora seus conhecimentos e habilidades na área. Com mais de quatro anos de experiência como redatora web, especializou-se na produção de conteúdos informativos sobre temas essenciais para o cotidiano dos brasileiros. Seu trabalho abrange benefícios sociais, como Bolsa Família e Auxílio-Gás, além de direitos trabalhistas, incluindo FGTS e PIS/PASEP. Além disso, possui ampla experiência na área de finanças e investimentos, oferecendo informações acessíveis e relevantes para quem busca aprimorar sua vida… Mais »
0 0 votos
Classificação do artigo
Inscrever-se
Notificar de
guest
0 Comentários
mais antigos
mais recentes Mais votado
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários
Botão Voltar ao topo
0
Adoraria saber sua opinião, comente.x