A emissão da nova Carteira de Identidade Nacional (CIN) passou a ser obrigatória em todos os estados do Brasil desde 11 de janeiro de 2024, de acordo com o Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos. Essa nova versão do RG, além de trazer um layout moderno e atualizado, traz consigo uma série de benefícios, incluindo a gratuidade para a primeira via.
Como solicitar a nova Carteira de Identidade? Qual o valor?
Para solicitar a nova Carteira de Identidade Nacional, o primeiro passo é fazer o agendamento. Caso não seja possível encontrar o local desejado, é recomendado comparecer diretamente ao Posto de Identificação mais próximo. É importante ressaltar que a primeira via do novo RG é gratuita, independentemente da existência de outras versões anteriores da carteira de identidade.
No momento do atendimento, é necessário apresentar a certidão de nascimento ou de casamento, no caso de mudança de nome após o matrimônio, além de algum documento que comprove o número do CPF. A fotografia será tirada no próprio posto de identificação, não sendo mais necessário levar fotos 3×4, exceto no caso de crianças que não possam posar sem o amparo de terceiros.
Prazo de entrega e retirada
Após a solicitação da nova Carteira de Identidade Nacional, o documento será entregue no endereço informado no prazo de até 15 dias úteis, de acordo com a Polícia Civil. A entrega será feita pelos Correios, garantindo comodidade e segurança para o cidadão.
A nova Carteira de Identidade Nacional terá uma versão física e uma versão digital, ambas com o mesmo layout. A versão impressa será emitida em papel de segurança. Para verificar a autenticidade do documento físico, a CIN possui um QR Code, que pode ser lido por qualquer cidadão para verificar a autenticidade da identidade.
Além disso, a nova CIN traz algumas informações adicionais, como o tipo sanguíneo e o fator RH do titular. Também será possível indicar a disponibilidade para doação de órgãos em caso de morte, bem como informações relevantes sobre condições de saúde específicas que possam contribuir para a preservação da saúde ou salvamento de vidas.
Validade da carteira de identidade nacional
A validade da nova CIN varia de acordo com a faixa etária. Para pessoas com idade de zero a 11 anos, a validade é de cinco anos. Já para aqueles com idade entre 12 anos completos e 59 anos, a validade é de 10 anos. A partir dos 60 anos, a carteira de identidade terá validade indeterminada.
Caso seja necessário solicitar a segunda via da Carteira de Identidade Nacional, será cobrada uma taxa no valor de R$ 105,59. A guia do Documento de Arrecadação Estadual (DAE) deve ser emitida pelo site e paga em Casas Lotéricas ou via PIX. É importante ressaltar que os postos de identificação não aceitam pagamentos em dinheiro. Aqueles que optarem pelo pagamento pela internet ou PIX devem aguardar o processamento do pagamento. Nas Casas Lotéricas, a baixa é feita no momento do pagamento.
Troca imediata da carteira de identidade
É importante destacar que não é necessário trocar imediatamente a carteira de identidade antiga pelo novo modelo. A Carteira de Identidade Nacional já está disponível em todos os Postos de Identificação de Minas Gerais, mas não há uma obrigatoriedade de substituição imediata. O documento antigo continuará válido até 2032.
A nova Carteira de Identidade Nacional traz diversas melhorias e benefícios para os cidadãos brasileiros. Com um layout moderno e atualizado, a CIN possui uma versão física e uma versão digital, ambas com a mesma validade em território nacional.
A primeira via do documento é gratuita, tornando o processo de solicitação mais acessível. Além disso, a nova identidade traz informações adicionais, como tipo sanguíneo, fator RH e disponibilidade para doação de órgãos. É importante ficar atento aos prazos de entrega e aos documentos necessários para solicitar a nova CIN.