ALERTA GERAL para quem recebeu benefício do INSS entre 1999 e 2019 acaba de sair HOJE (21/09)
O INSS (Instituto Nacional do Seguro Social) é o órgão responsável pelo pagamento dos benefícios previdenciários aos cidadãos brasileiros. A autarquia disponibiliza pagamentos de aposentadorias, auxílios, pensões e outros. No entanto, algumas alterações podem ser feitas nos próximos dias e os contribuintes estão apreensivos com isso.
Recentemente, uma nova medida foi divulga e a mesma pode trazer vantagens – e também desvantagens – para quem recebeu benefícios do INSS entre 1999 e 2019. Portanto, é de suma importância que os segurados se prepararem para enfrentar os desafios que possam surgir daqui para frente com relação às alterações do instituto.
Procedimento pode beneficiar milhares de contribuintes do INSS
De antemão, é importante salientar que a Revisão da Vida Toda é um procedimento que visa recalcular o valor do benefício previdenciário. A ideia é beneficiar aqueles que contribuíram para o INSS antes de 1994 – um período que, até agora, não era considerado pelo instituto.
É sabido que a Reforma Previdenciária de 2019 trouxe uma mudança significativa: deixou de levar em conta as contribuições feitas antes de julho de 1994. Isso prejudicou quem recebia valores altos antes dessa data, quem tinha poucas contribuições após essa data e quem passou a receber um salário menor a partir de então.
Quem pode se beneficiar com a Revisão da Vida Toda?
Aqueles que podem se beneficiar são:
- Aposentados por tempo de contribuição
- Aposentados por idade
- Aposentados especiais
- Aposentados por invalidez
- Beneficiários de auxílio-acidente
- Beneficiários de auxílio-doença
- Beneficiários de pensão por morte
É importante destacar que, antes de solicitar a revisão, o interessado deve fazer todos os cálculos com a ajuda de um profissional qualificado. Certifique-se de que a revisão realmente beneficiará você. Caso contrário, você pode acabar sendo prejudicado.
Documentos necessários para a solicitação
Para solicitar a revisão, você precisará dos seguintes documentos:
- CNIS (Cadastro Nacional de Informações Sociais)
- CTPS (Carteira de Trabalho e Previdência Social) legível
- Contracheques de contribuição
- Microfichas ou microfilmagens dos dados de contribuição entre 1973 a 1984
- Extrato do FGTS (Fundo de Garantia do Tempo de Serviço) descrevendo os seus salários
- Carta de concessão que apresente o valor dos seus salários desde julho de 1994
- Cópia do processo administrativo fornecido pelo INSS relacionado ao seu benefício
A Revisão da Vida Toda pode ser uma oportunidade para melhorar o valor do seu benefício previdenciário. No entanto, é preciso estar bem informado e contar com a ajuda de um profissional para garantir que a revisão seja benéfica para você.