O ato de informar o CPF na nota fiscal na hora das compras tem se tornado cada vez mais comum entre os brasileiros. Muitos já perceberam que por trás dessa prática simples e rápida, escondem-se vários benefícios e vantagens.
Para desvendar todas as informações e benefícios que envolvem o uso do CPF na nota, acompanhe este conteúdo completo e detalhado que preparamos para você!
CPF na nota: o que é e por que é importante?
A prática de inserir o CPF na nota fiscal ao realizar compras é incentivada pelos governos estaduais e municipais como uma maneira eficaz de combater a sonegação de impostos e a pirataria.
Além disso, ela traz benefícios diretos para o consumidor, como descontos, prêmios e até mesmo a possibilidade de resgatar créditos acumulados.
Muitas pessoas ainda têm receio de informar o CPF na nota, temendo que seus dados pessoais sejam utilizados de maneira indevida. Entretanto, essa é uma preocupação infundada. A inclusão do CPF na nota é uma prática segura e incentivada pelos governos.
Benefícios para o consumidor
Ao colocar o CPF na nota, o consumidor tem acesso a uma série de benefícios. Esses benefícios variam de acordo com o estado e o município, mas, em geral, os consumidores podem esperar descontos, prêmios e a possibilidade de resgatar créditos acumulados.
Por exemplo, alguns estados oferecem descontos no pagamento de impostos, como o IPTU e o IPVA. Outros realizam sorteios mensais de prêmios que podem chegar a até R$ 1 milhão.
Há também programas que permitem o resgate dos créditos acumulados em forma de cashback, que podem ser trocados por recargas de celular, ingressos para jogos e shows, entre outros.
Como se cadastrar no programa?
Para aproveitar os benefícios oferecidos ao colocar o CPF na nota, o consumidor precisa se cadastrar no programa estadual. Esse cadastro é feito no site da Secretaria da Fazenda de cada estado.
Os estados brasileiros que possuem programa de CPF na nota são:
- Rio Grande do Sul;
- São Paulo;
- Maranhão;
- Rio de Janeiro;
- Alagoas;
- Minas Gerais;
- Bahia;
- Pará;
- Amazonas;
- Ceará;
- Sergipe;
- Rio Grande do Norte;
- Rondônia e Paraná.
CPF na nota fiscal aumenta o score?
Apesar dos diversos benefícios que colocar o CPF na nota pode trazer, infelizmente, essa prática não contribui para aumentar o score de crédito.
Existem algumas práticas que podem ajudar a aumentar o score de crédito. Entre elas, destacam-se:
- Nunca atrasar o pagamento de contas;
- Nunca atrasar o pagamento de faturas de cartões de crédito;
- Manter-se em dia com contas de casa, como luz e internet;
- Evitar parcelar a fatura já fechada;
- Atualizar todos os dados e informações de renda.
O que é o score?
O Score é uma pontuação que vai de 0 a 1.000 e indica as chances de o consumidor pagar as contas em dia nos próximos 6 meses. Quanto maior a pontuação, menor o risco de inadimplência para o mercado, portanto maior a probabilidade de obter crédito.
Instituições financeiras, lojas e empresas em geral consultam o Score do consumidor antes de conceder crédito. O Score é calculado com base em diversos critérios, como histórico de crédito e dívidas, pagamentos em dia, consultas ao CPF, tempo de relacionamento financeiro com as empresas e outros.
Para acessar seu Score, você pode utilizar o site ou aplicativo da Serasa. O processo é bastante simples:
- Primeiro Passo: Acesse o site da Serasa;
- Segundo Passo: Preencha o cadastro. Se for o primeiro acesso, preencha com todas as suas informações;
- Terceiro Passo: Pronto! A pontuação aparecerá na sua tela.