Os documentos de identificação pessoal são ferramentas vitais para identificar um cidadão em uma sociedade diversificada. Cada documento emite um número único para cada indivíduo. Assim, o novo RG será exigido em todo o território brasileiro e os serviços de emissão já estão sendo oferecidos gratuitamente.
A saber, o Registro Geral é oferecido tanto em formatos digitais quanto físicos e agora é obrigatório em todo o Brasil. O documento já era uma necessidade entre os brasileiros, a diferença é que agora é necessário atualizá-lo.
Novo RG já pode ser emitido em setembro
A saber, aproximadamente 12 estados já estão emitindo o novo modelo. Estes são: Acre, Alagoas, Amazonas, Goiás, Mato Grosso, Minas Gerais, Pernambuco, Piauí, Paraná, Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul e Santa Catarina. A intenção é que todos os estados estejam emitindo a nova versão até novembro.
A novidade é que a versão digital do documento agora está ainda mais segura. Ela inclui um QRCode e poderá ser utilizada também no exterior. No entanto, é importante salientar que para obter a versão digital do documento, é necessário que o cidadão emita a versão física do RG. Para emitir o documento, você precisará dos seguintes documentos:
- Certidão de nascimento ou casamento,
- Documento de identificação anterior,
- Comprovante de residência,
- CPF,
- Foto 3×4 recente,
- PIS/PASEP,
- Carteira de motorista,
- Cadastro nacional de saúde,
- Carteira de trabalho,
- Identidade profissional,
- Tipo sanguíneo.
Dados de identificação no novo RG
O novo RG contém dados cruciais para a identificação do indivíduo. É destinado a brasileiros natos, naturalizados e portugueses com igualdade de direitos. Qualquer cidadão brasileiro tem o direito de obtê-lo e pode ser solicitado tanto online quanto presencialmente.
Para solicitar presencialmente, procure a Central do Cidadão do seu município ou a mais próxima de você. Basta agendar o dia e horário específicos e não se esqueça de levar todos os documentos mencionados acima. É importante salientar que idosos com 60 anos ou mais, pessoas com deficiência, gestantes, lactantes, pessoas com crianças de colo e pessoas com obesidade têm prioridade no atendimento e não precisam agendar o serviço.
Quais documentos estão disponíveis na versão digital?
Atualmente, com o intuito de facilitar o dia a dia dos cidadãos, diversos documentos importantes estão disponíveis em versão digital. Portanto, confira:
- Carteira de Trabalho Digital;
- Carteira Digital de Trânsito;
- CPF;
- e-Título;
- Carteira de vacinação;
- RG, que dependerá de aplicativos específicos dependendo do estado de nascimento do cidadão.
Como solicitar o RG Digital
Para solicitar o RG Digital, você precisará dos seguintes documentos:
- RG físico;
- CPF;
- Certidão de nascimento ou casamento;
- Comprovante de residência.
Se você não tiver o RG físico, será necessário solicitar uma segunda via do documento.
Passo a passo para solicitar o RG Digital
- Baixe o aplicativo GOV.BR na App Store ou Google Play;
- Crie uma conta no aplicativo usando seu CPF ou e-mail.
- Toque no botão “Carteira” na parte inferior da tela.
- Na seção “Documentos”, toque no botão “Adicionar documento”.
- Selecione a opção “Carteira de identidade”.
- Siga as instruções do aplicativo para confirmar sua identidade.
- Após confirmar sua identidade, você receberá o seu RG Digital.
Além disso, o interessado também pode solicitar o RG Digital em um posto de identificação civil, apresentando os mesmos documentos necessários para solicitá-lo pelo aplicativo.