Pode usar carro automático na prova da autoescola? Nova regra pode mudar a forma de tirar CNH no Brasil

Por anos, tirar a Carteira Nacional de Habilitação (CNH) seguiu o mesmo ritual: aulas teóricas, práticas e a temida prova de direção — sempre com um carro de câmbio manual. No entanto, uma nova proposta do Ministério dos Transportes promete modernizar esse processo e atender a um pedido antigo de autoescolas e candidatos: permitir o uso de veículos automáticos na prova prática sem restrições na habilitação.

A minuta da nova resolução, atualmente em consulta pública, abre espaço para que o candidato possa optar por um carro automático no exame, sem que isso limite seu direito de dirigir veículos manuais depois. A medida, se aprovada, pode mudar completamente a forma como os brasileiros tiram a CNH a partir de 2025.

Carro automático na prova: o que está sendo proposto

Hoje, quem faz o exame prático com um veículo automático recebe na CNH a observação “dirige apenas veículo automático”. Essa restrição impede o motorista de conduzir carros manuais e, na prática, obriga o uso de apenas um tipo de veículo.

A proposta em análise, porém, busca eliminar essa limitação. O Ministério dos Transportes defende que a habilitação é concedida de acordo com a categoria do veículo — e não pelo tipo de transmissão. Assim, se a mudança for aprovada, o candidato poderá fazer a prova com um carro automático e ainda assim dirigir qualquer tipo de automóvel.

Em nota oficial, o órgão afirmou que a ideia é “alinhar o processo de formação de condutores à realidade tecnológica e ao perfil atual da frota nacional, cada vez mais automatizada”.

Por que essa mudança faz sentido em 2025

O mercado automotivo brasileiro passa por uma transformação. Segundo dados da Fenabrave, mais de 60% dos carros novos vendidos em 2024 já possuem câmbio automático ou automatizado. Em grandes cidades, o uso desse tipo de veículo se tornou predominante, especialmente entre motoristas de aplicativo e pessoas com mobilidade reduzida.

Dessa forma, obrigar o candidato a realizar a prova com um carro manual tem se mostrado uma exigência cada vez mais desatualizada — algo que o próprio Ministério dos Transportes reconhece ao propor essa atualização nas normas.

Atenção: decisão final ainda depende dos Detrans

Apesar do otimismo com a proposta, especialistas pedem cautela. O advogado Denner Liberalino, especialista em Direito de Trânsito, explica que a minuta ainda não obriga os Detrans a aceitar veículos automáticos nas provas.

“Cada Detran terá autonomia para definir seus próprios critérios. Como o texto não impõe obrigatoriedade, pode haver diferenças entre os estados”, alerta Liberalino.

Ou seja, mesmo que a resolução seja aprovada, ainda caberá aos órgãos estaduais de trânsito decidirem se permitirão o uso de carros automáticos — o que pode gerar um período de transição desigual entre regiões.

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Imagem: Reprodução

Uso de carro próprio na prova também está em debate

Outro ponto importante do texto em consulta pública é a possibilidade de o candidato realizar a prova prática com seu próprio veículo. O artigo 40 da minuta abre essa alternativa, desde que o carro tenha os instrumentos exigidos para o monitoramento da avaliação, como câmera e sistema de telemetria.

Contudo, essa condição pode criar entraves. Na prática, muitos Detrans podem alegar falta de estrutura para fiscalizar e continuar usando apenas os veículos oficiais da autoescola.

Liberalino destaca que, embora a proposta seja positiva, “a exigência técnica pode ser usada como justificativa para barrar o uso de veículos particulares”, mantendo o modelo atual.

Etapas até a aprovação da mudança

O caminho para a adoção definitiva dessa proposta ainda tem algumas etapas formais. O processo seguirá a seguinte ordem:

  1. Encerramento da consulta pública, com recebimento das sugestões e críticas;

  2. Análise técnica das contribuições pelo Ministério dos Transportes;

  3. Envio da minuta ao Contran (Conselho Nacional de Trânsito);

  4. Aprovação, alteração ou rejeição da proposta pelo colegiado;

  5. Publicação da nova resolução no Diário Oficial da União.

Somente após essas etapas é que a regra poderá entrar em vigor — o que deve ocorrer, no melhor cenário, em 2025.

Um avanço na formação de condutores

Se confirmada, a medida representará um avanço importante na modernização do processo de habilitação. Além de alinhar o Brasil a práticas já adotadas em outros países, a mudança simplificaria a vida de milhões de candidatos, especialmente aqueles com alguma limitação física ou que buscam maior conforto e segurança na direção.

A proposta também se conecta a outras atualizações recentes do Contran, que vêm ampliando o uso da tecnologia no processo de formação e renovação da CNH — como o uso de simuladores e aulas teóricas on-line.

Outras mudanças em vigor que afetam a CNH

Enquanto a decisão sobre o carro automático não é finalizada, outras medidas já estão transformando o trânsito brasileiro. Veja as principais:

1. Regulamentação de ciclomotores e veículos elétricos leves (a partir de 2026)

A Resolução nº 996/2023 do Contran exigirá CNH na categoria ACC ou A, uso de capacete e emplacamentoobrigatório para ciclomotores, scooters e bicicletas elétricas com potência superior a 350W.
O objetivo é reduzir acidentes e aumentar a segurança viária, já que esses veículos se tornaram comuns nas cidades.

2. Exame de renovação para algumas categorias

Desde 1º de janeiro de 2025, alguns condutores precisarão refazer exames teórico e prático ao renovar a CNH, dependendo da categoria e do histórico de infrações. A medida busca garantir que motoristas mantenham seus conhecimentos atualizados.

3. Prazos de validade da CNH

As regras seguem as mesmas:

  • 10 anos para condutores com até 50 anos;

  • 5 anos para quem tem entre 50 e 70 anos;

  • 3 anos para motoristas acima de 70.

4. Pontuação escalonada para suspensão

O sistema de pontuação continua variando entre 20 e 40 pontos, conforme a gravidade das infrações:

  • 20 pontos, com duas ou mais infrações gravíssimas;

  • 30 pontos, com uma infração gravíssima;

  • 40 pontos, sem nenhuma infração gravíssima.

O que esperar para os próximos meses

A expectativa é que o Contran avalie a minuta ainda no primeiro semestre de 2025. Caso aprovada, as autoescolas terão um prazo de adaptação antes de aplicarem a nova regra.
Enquanto isso, candidatos devem acompanhar as publicações oficiais do Ministério dos Transportes e dos Detrans, que divulgarão eventuais mudanças em seus sites.

A proposta representa mais do que uma simples atualização: é o reconhecimento de que o trânsito e os veículos evoluíram — e a formação dos motoristas precisa acompanhar essa transformação.

Saulo Moreira

Saulo Moreira

Saulo Moreira dos Santos é um profissional comprometido com a comunicação e a disseminação de informações relevantes. Formado em Ciências Contábeis pela Universidade do Estado da Bahia (UNEB). Com mais de 15 anos de experiência como redator web, Saulo se especializou na produção de artigos e notícias sobre temas de grande interesse social, incluindo concursos públicos, benefícios sociais, direitos trabalhistas e futebol.