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‘Novo RG’: Agendamento para emissão do documento reabre nesta segunda-feira (31/03) e alegra brasileiros

A partir da desta segunda-feira (31), pessoas interessadas em obter a Carteira de Identidade Nacional (CIN), também chamada de ‘Novo RG‘, poderão marcar atendimento para o mês de maio.

De acordo com a Secretaria de Estado de Justiça e Segurança Pública (Sejusp) de Mato Grosso do Sul, foram disponibilizadas diariamente 2,1 mil vagas, das quais 800 foram destinadas a Campo Grande e 1,3 mil para as 78 cidades do interior.

Como funciona o agendamento?

  1. É realizado pelo site da Sejusp (acesse aqui)
  2. Selecione o município em que deseja emitir a CIN;
  3. Selecione o serviço que deseja solicitar – 1ª ou 2º emissão da CIN;
  4. Selecione um posto de atendimento;
  5. Selecione o melhor dia e horário;
  6. Preencha os dados pessoais;
  7. Digite os caracteres de segurança;
  8. Confira se o protocolo com o agendamento chegou no e-mail cadastrado.

Quais documentos são obrigatórios e devo apresentar para emissão da 1ª via?

  • Certidão de nascimento (para os solteiros) – documento original, bem conservado, e uma cópia legível que não necessita de autenticação.
  • Certidão de casamento (para os casados, viúvos, separados judicialmente ou divorciados, com as devidas averbações) – documento original em bom estado de conservação, acompanhado de uma cópia legível que não necessita de autenticação. Em caso de segundo matrimônio, é necessário apresentar a nova certidão e a anterior, com as devidas averbações.
  • Comprovante de Situação Cadastral do CPF – disponível no site da Receita Federal.
  • Certidão de Naturalização (se aplicável) – mesmo que tenha casado no Brasil.
  • Para quem for emitir 2ª via da CIN, além dos documentos acima, é preciso apresentar comprovante impresso do PIX ou comprovante da guia de recolhimento junto à guia DAEMS impressa.

Documentos opcionais para emissão que podem ser levados no dia agendado

  • Número de Identificação Social (NIS)
  • Programa de Integração Social (PIS)
  • Programa de Formação do Patrimônio do Servidor Público (PASEP)
  • Título de Eleitor
  • Documento de Identidade profissional expedido por órgão ou entidade legalmente autorizado
  • Carteira de Trabalho e Previdência Social (CTPS)
  • Carteira Nacional de Habilitação (CNH)
  • Certificado Militar
  • Tipo sanguíneo e fator RH, com comprovação de exame laboratorial
  • Atestado médico ou documento oficial que comprove a vulnerabilidade ou condição particular de saúde
  • Requerimento de inclusão do nome social
  • Cartão SUS

Quanto custa a emissão da 1ª e 2ª vias?

  • 1ª via – Gratuita
  • 2ª via – taxa de 4 UFERMS – em março de 2025, 1 UFERMS corresponde a R$51,94, o que totaliza R$207,76 neste mês.
  • Correção de erros no prazo de 30 dias do recebimento da Carteira de Identidade – Gratuita
  • Correção após 30 dias do recebimento do documento – taxa de 4 UFERMS
  • Trocar nome de solteiro para casado – taxa de 4 UFERMS
  • Atualização de dados, foto, assinatura – taxa de 4 UFERMS
  • Extravio – taxa de 4 UFERMS

Thaymã Rocha

Thaymã Oliveira Rocha é graduando em Licenciatura em Física pela Universidade Estadual de Santa Cruz (UESC), no Departamento de Educação, situado na Rodovia Itabuna-Ilhéus. Aos 20 anos, já acumula mais de cinco anos de experiência como redator web, desenvolvendo conteúdos de alta qualidade sobre concursos públicos, benefícios sociais e direitos trabalhistas. Apaixonado pela escrita e pela produção de conteúdo digital, Thaymã encontrou na redação uma maneira de tornar informações complexas mais acessíveis e compreensíveis para o público. Seu trabalho se destaca pela clareza, objetividade e compromisso com a precisão das informações. Sempre atento às mudanças no cenário digital e educacional,… Mais »
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