Direitos do TrabalhadorGeralINSS

DINHEIRO NA CONTA EM 2024 confirmado para ESTE grupo de brasileiros

DINHEIRO NA CONTA EM 2024 confirmado para ESTE grupo de brasileiros
DINHEIRO NA CONTA EM 2024 confirmado para ESTE grupo de brasileiros. Foto: Agência Brasil

Aos segurados do INSS (Instituto Nacional do Seguro Social), uma importante decisão foi anunciada recentemente: a prorrogação automática do benefício por incapacidade temporária, popularmente conhecido como auxílio-doença, passou por modificações. Essa nova regra, que terá validade até abril de 2024, traz mudanças significativas na forma como o benefício é prorrogado e visa agilizar o processo para os beneficiários.

A implementação desse novo processo representa uma mudança em relação à instrução normativa anterior, que permitia a prorrogação automática apenas duas vezes durante a pandemia de Covid-19, e somente quando não houvesse disponibilidade para agendamento de perícia médica em até 30 dias. A partir de agora, o beneficiário afastado por motivo de doença poderá receber a prorrogação automática quantas vezes for necessário, sem a exigência de passar por perícia médica.

É importante ressaltar que, mesmo com a nova medida, o INSS reitera que, se houver necessidade, uma perícia médica poderá ser agendada. Além disso, o órgão está estudando a validação da apresentação do atestado médico como critério para a obtenção da prorrogação, uma regra que deverá entrar em vigor a partir de janeiro de 2024.

Procedimento para solicitar a prorrogação automática

Para acessar o benefício da prorrogação automática, o trabalhador afastado precisa solicitar ao INSS até 15 dias antes da data prevista para a alta médica. Cada prorrogação terá duração de 30 dias, e caso o beneficiário permaneça doente, será necessário realizar um novo pedido a cada 30 dias até a sua recuperação e retorno ao trabalho.

As solicitações podem ser feitas de forma prática e ágil através do aplicativo ou site Meu INSS, ou ainda por meio da Central Telefônica 135, que funciona de segunda a sábado, das 6h às 22h. É importante destacar que o atendimento é contínuo, sendo realizado 24 horas através da atuação de atendentes virtuais.

Objetivo da Mudança

A revisão na regra da prorrogação do auxílio-doença faz parte de uma série de ações do INSS para tentar reduzir a fila de benefícios pendentes e resolver a demora na realização das consultas presenciais em algumas regiões do país. Além disso, a nova medida visa prevenir fraudes e incentivar que os segurados possam retornar ao trabalho de forma segura e no tempo certo.

No entanto, como toda mudança, essa decisão também recebe críticas. Especialistas defendem que em alguns casos, a falta de perícia médica pode resultar em concessão indevida do benefício. Por outro lado, a nova medida é vista como uma ação necessária diante do longo tempo de espera pelas perícias, um problema que tem causado transtornos aos cidadãos brasileiros que dependem do auxílio.

É importante que os segurados estejam cientes dessa nova regra e utilizem os canais de comunicação disponibilizados pelo INSS para solicitar a prorrogação automática. Com isso, espera-se uma maior agilidade e eficiência no processo, garantindo que os beneficiários recebam o auxílio necessário durante o período de incapacidade temporária.

Abquesia Farias

Abquesia Farias Modesto é uma jovem profissional entusiasta da comunicação digital. Aos 22 anos, cursa graduação na Faculdade Pitágoras, em Teixeira de Freitas, no extremo sul da Bahia, onde aprimora seus conhecimentos e habilidades na área. Com mais de quatro anos de experiência como redatora web, especializou-se na produção de conteúdos informativos sobre temas essenciais para o cotidiano dos brasileiros. Seu trabalho abrange benefícios sociais, como Bolsa Família e Auxílio-Gás, além de direitos trabalhistas, incluindo FGTS e PIS/PASEP. Além disso, possui ampla experiência na área de finanças e investimentos, oferecendo informações acessíveis e relevantes para quem busca aprimorar sua vida… Mais »
0 0 votos
Classificação do artigo
Inscrever-se
Notificar de
guest
0 Comentários
mais antigos
mais recentes Mais votado
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários
Botão Voltar ao topo
0
Adoraria saber sua opinião, comente.x