Novo RG chega de graça HOJE (19/01) para todos os brasileiros; veja como emitir o seu!

No Brasil, a nova Carteira de Identidade Nacional (CIN) está disponível para residentes de todas as unidades federativas. Este documento foi desenvolvido para proporcionar maior segurança e facilidade de uso, tomando o lugar do tradicional RG.

A solicitação da primeira via ou atualização da CIN não tem custo, e os interessados podem marcar o procedimento diretamente no órgão emissor.

Novo RG chega de graça HOJE (19/01) para todos os brasileiros; veja como emitir o seu!
Novo RG chega de graça HOJE (19/01) para todos os brasileiros; veja como emitir o seu! – Imagem: Reprodução.

Conforme informações do Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos, a CIN já foi emitida para 17 milhões de brasileiros. Todas as unidades federativas estão habilitadas para emitir o documento, que se tornará mandatório em 2032.

Durante este período, os cidadãos podem escolher entre manter o RG tradicional ou migrar para o novo formato.

Quais documentos podem ser incluídos no novo RG?

Uma das principais vantagens da nova CIN é a capacidade de reunir diversos documentos em um único. Além de funcionar como identificação, este novo formato permite a incorporação de dados complementares, transformando-se em um documento abrangente para o cidadão brasileiro.

  • CPF (Cadastro de Pessoa Física)
  • Carteira Nacional de Habilitação (CNH)
  • Número de Identificação Social (NIS)
  • Cartão Nacional de Saúde
  • Título Militar e Carteira de Trabalho
  • Carteira de vacinação
  • Título de eleitor

A CIN pode ser obtida tanto em formato físico quanto digital, e para pessoas com mais de 60 anos, tem validade permanente, proporcionando maior conveniência aos usuários.

Emissão do novo RG; passo a passo

Para aqueles interessados em adquirir a nova Carteira de Identidade ou substituir o modelo atual, o processo é descomplicado. O tempo de entrega do documento varia entre 5 e 25 dias úteis. Confira como solicitar sua CIN:

  1. Identifique o órgão emissor em seu estado, como Detran ou Poupatempo, por exemplo;
  2. Faça o agendamento para emissão do documento;
  3. Apresente-se no local com sua identificação atual, certidão de nascimento e, se pertinente, certidão de casamento;
  4. Apresente também os documentos que pretende incluir na CIN, como registro profissional ou cartão do SUS;
  5. Realize a foto 3×4, normalmente disponível no próprio local de emissão;
  6. Efetue o pagamento da taxa, caso opte pela entrega domiciliar.

Por que adotar o novo RG

A nova Carteira de Identidade Nacional foi criada para fornecer uma identificação mais confiável e funcional.

Ela minimiza a necessidade de carregar diversos documentos, pois integra múltiplas informações pessoais em um único documento. Isso facilita o dia a dia do usuário e reduz possibilidades de fraudes e perdas.

Com a aproximação do prazo para uso obrigatório da CIN, é aconselhável que os cidadãos se familiarizem e adotem o novo sistema antecipadamente.

Dessa forma, além de assegurar uma identificação uniforme, eles usufruem de todos os benefícios dessa modernização em seu cotidiano.

Carolina Ramos Farias

Carolina Ramos Farias

Carolina Ramos Farias é uma profissional apaixonada pela educação e comunicação digital. Graduada em Licenciatura em Ciências Biológicas pelo Departamento de Educação do Campus X da Universidade do Estado da Bahia (UNEB), ela alia sua formação acadêmica à habilidade com a escrita, atuando como redatora web há mais de cinco anos.Com expertise na criação de conteúdos sobre concursos públicos, benefícios sociais e direitos trabalhistas, Carolina se destaca por sua capacidade de transformar informações complexas em textos claros e acessíveis. Seu compromisso com a disseminação do conhecimento a impulsiona a produzir materiais informativos que ajudam milhares de pessoas a se manterem bem informadas sobre temas essenciais para a vida profissional e social.Ao interpretar legislações trabalhistas, analisar editais de concursos ou detalhar benefícios sociais, Carolina Ramos Farias reafirma sua missão de tornar a informação mais compreensível e relevante para o público.