O Bradesco está implementando uma inovação que promete ser revolucionária em 2025. Uma quantidade expressiva de usuários poderá desfrutar dessa nova funcionalidade. Trata-se de uma alternativa ao cartão de crédito tradicional.
É importante destacar que essa inovação surgiu devido aos avanços tecnológicos e existe a expectativa de que outras instituições financeiras sigam o exemplo do Bradesco.
Veja mais detalhes a seguir!
Pix por aproximação do Bradesco
A tecnologia permitirá pagamentos por aproximação via pix. O Bradesco iniciou a fase de testes.
A iniciativa partiu do Banco Central no mês anterior, Há potencial para ampla adoção no mercado.
Ideia do Banco Central
Inicialmente, vamos explicar a origem do projeto. Em novembro deste ano, o Banco Central introduziu o “Pix por aproximação” para usuários do Google Wallet em São Paulo.
Com isso, os usuários poderão efetuar pagamentos aproximando o celular, similar ao processo com cartões, mas utilizando o sistema pix.
Bradesco já vai testar
Neste contexto, surge a participação do Bradesco. O banco confirmou o início dos testes do pix por aproximação em janeiro de 2025.
Através de uma colaboração com a Cielo, planeja implementar a função em seu aplicativo próprio. O Banco Central prevê disponibilizar o serviço amplamente em 28 de fevereiro.
Isso significa que o Bradesco está se antecipando para oferecer o serviço antecipadamente aos seus correntistas. Segundo Marcos Cavagnoli, Diretor de Produtos Digitais do Bradesco:
“A novidade representa um grande avanço para a praticidade das transações. Com o Pix por aproximação, o processo de pagamento se torna ainda mais rápido e intuitivo, similar ao uso de cartões contactless.”
Esta inovação pode funcionar como uma alternativa aos cartões de crédito tradicionais, permitindo que os clientes escolham entre as duas modalidades de pagamento.
Após o anúncio do Banco Central sobre o pix por aproximação em novembro, o Bradesco inova ao implementar a funcionalidade. O diferencial é a integração direta no aplicativo do banco, beneficiando milhões de usuários.
Os cartões de crédito vão acabar?
Não há previsão para isso no momento, considerando que muitos consumidores ainda preferem esse método de pagamento.
Entretanto, com o desenvolvimento contínuo de alternativas como o pix, essa possibilidade pode se tornar realidade no futuro.