Cartão de CréditoEconomiaGeral

Fim do dinheiro e cartão de crédito? Banco Central anuncia substituto para os 2 gigantes no Brasil

Uma pesquisa do Banco Central indica que as formas tradicionais de pagamento estão se tornando obsoletas. Uma nova alternativa já está substituindo o dinheiro físico e o cartão de crédito.

É importante ressaltar que, com o progresso tecnológico, é esperado que os métodos de pagamento evoluam. Afinal, todas as áreas estão passando por transformações aceleradas.

Fim do dinheiro e cartão de crédito? Banco Central anuncia substituto para os 2 gigantes no Brasil
Fim do dinheiro e cartão de crédito? Banco Central anuncia substituto para os 2 gigantes no Brasil – Imagem: Reprodução.

Confira mais informações a seguir!

O meio de pagamento preferido dos brasileiros

Pix lidera como método de pagamento preferido no Brasil. Ultrapassou o dinheiro físico em 2024.

Superou também o cartão de crédito. O setor financeiro observa essa modernização.

Fim do dinheiro físico

De acordo com o estudo “O brasileiro e sua relação com o dinheiro”, o Banco Central verificou que o Pix é atualmente o método de pagamento mais adotado no país.

Especificamente, 76,4% dos brasileiros utilizam o Pix. Considerando o uso frequente, esse número alcança 46%.

Por outro lado, o dinheiro em espécie é utilizado por 68,9% da população, sendo o mais frequente para 22%. Assim, o Pix conquistou a preferência nacional.

Dinheiro e seu papel na sociedade

Os adeptos do dinheiro físico podem ficar tranquilos quanto à sua continuidade. Mesmo com a popularidade do Pix, a pesquisa revelou que 67,6% das mulheres e 70,5% dos homens ainda utilizam notas e moedas do Real.

Um dado relevante mostra que pessoas com menor renda tendem a preferir dinheiro físico, enquanto aquelas com maior poder aquisitivo optam pelo Pix.

Situação do cartão de crédito

Na pesquisa, o cartão de crédito ocupou a quarta posição, demonstrando sua relevância entre os brasileiros. Para compras parceladas, continua sendo a opção preferida.

Ranking de utilização dos meios de pagamentos no Brasil

  1. Pix (76,4%)
  2. Cartão de débito (69,1%)
  3. Dinheiro (68,9%)
  4. Cartão de crédito (51,6%)
  5. Débito automático (32,8%)
  6. Outras transferências eletrônicas (15,8%)
  7. Vale-refeição ou alimentação (14,7%)
  8. Outros meios (0,2%)

O Pix conquistou a preferência nacional, superando tanto o dinheiro físico quanto o cartão de crédito como meio de pagamento mais utilizado. Entretanto, usuários do dinheiro físico podem ficar tranquilos, pois ele continuará existindo.

O fim do dinheiro físico?

Embora a tecnologia ganhe cada vez mais espaço, não existe previsão definitiva para o fim do dinheiro físico. Afinal, ainda é um método que atende às necessidades.

Portanto, apenas o futuro poderá confirmar se essa mudança realmente acontecerá.

Carolina Ramos Farias

Carolina Ramos Farias é uma profissional apaixonada pela educação e comunicação digital. Graduada em Licenciatura em Ciências Biológicas pelo Departamento de Educação do Campus X da Universidade do Estado da Bahia (UNEB), ela alia sua formação acadêmica à habilidade com a escrita, atuando como redatora web há mais de cinco anos. Com expertise na criação de conteúdos sobre concursos públicos, benefícios sociais e direitos trabalhistas, Carolina se destaca por sua capacidade de transformar informações complexas em textos claros e acessíveis. Seu compromisso com a disseminação do conhecimento a impulsiona a produzir materiais informativos que ajudam milhares de pessoas a se… Mais »
Botão Voltar ao topo