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ALERTA GERAL HOJE 25/12! Começa coleta biométrica digital para emissão da nova carteira de identidade

A Carteira de Identidade Nacional (CIN) é o documento de identificação que irá substituir o Registro Geral (RG), com o objetivo de unificar as informações de indivíduos, corrigir falhas do documento anterior e evitar fraudes.

O Governo Federal utiliza a tecnologia de empresas parceiras para a emissão do novo documento, as quais participam das fases relacionadas à formação da CIN.

Nesse Artigo, a Revista dos Benefícios traz informações sobre a coleta da biometria para emissão da nova carteira de identidade. Confira a seguir

Foto: Reprodução
Foto: Reprodução

Já emitiu a nova carteira de identidade(CIN)?

No Tocantins, a coleta biométrica para a emissão da Carteira de Identidade Nacional (CIN) deixará de ser realizada com tinta e papel e se tornará digital.

Nesta terça-feira (17), o serviço começou a ser testado no posto de atendimento móvel situado na sede do Tribunal de Contas do Estado (TCE), em Palmas.

Depois dos testes, o piloto do projeto deve iniciar no Núcleo de Identificação da Assembleia Legislativa no dia 15 de janeiro de 2025.

A expectativa é que o serviço seja ampliado gradualmente para os postos de atendimento da capital e das oito regiões até o final do primeiro semestre.

O Sistema de Identificação Biométrica Automatizada (Abis) possibilita a coleta de impressões digitais e o registro facial. Adicionalmente, permite a comparação de todas as biometrias recolhidas, dedos e face, na base de dados que guarda a biometria de toda a população estadual.

As informações serão coletadas em apenas alguns segundos e armazenadas digitalmente no centro de dados da Secretaria de Estado da Segurança Pública (SSP). A Griaule será responsável pela implementação do Abis.

O sistema de identificação biométrica é financiado com recursos federais provenientes de uma emenda de R$ 20 milhões, por meio de um acordo entre a SSP-TO e o Ministério da Justiça. Desse total, R$ 15,8 milhões foram alocados para a aquisição e implementação do data center.

3 etapas para emissão da nova Carteira de Identidade Nacional

No momento, 12 unidades federativas brasileiras estão habilitadas a emitir a nova identidade. Existem nos seguintes estados: Acre, Alagoas, Amazonas, Goiás, Mato Grosso, Minas Gerais, Pernambuco, Piauí, Paraná, Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul e Santa Catarina.

O primeiro passo para a emissão do documento é a obtenção de duas categorias de dados: biométricos e biográficos.

1. Verificação biográfica e biométrica

Para obter as informações biobibliográficas, o funcionário começa a preencher os campos necessários, tais como:

Novo RG. Foto: Reprodução
Novo RG. Foto: Reprodução
  • Informações pessoais.
  • Endereço.
  • Informações sobre a associação.

Depois de recolher as informações biométricas, o funcionário avança para a coleta dos dados biográficos. Esta coleta é segmentada em três etapas, a saber:

  • Captura de face.
  • Coleta de impressões digitais.
  • Captura de assinatura.

2. Conferência do documento

Com todos os dados reunidos e incorporados ao banco de dados e à Carteira de Identidade, chegou o momento da verificação biométrica.

Neste instante, o papiloscopista, especialista em análise de dados biométricos, verifica através da consulta do CPF se o solicitante tem antecedentes criminais ou qualquer outra restrição que impeça a emissão do documento.

Depois de finalizada a verificação, o documento é encaminhado para impressão.

3. Entrega da nova Carteira de Identidade Nacional

Depois de finalizar o processo de coleta de dados biométricos, o indivíduo já tem direito à sua carteira de identidade.

Nesta fase, o funcionário deve confirmar se o indivíduo que pediu a documentação corresponde ao titular correto. Depois dessa análise, o funcionário atualiza o sistema e confirma a entrega ao solicitante.

A carteirinha pode ser obtida tanto fisicamente quanto digitalmente, através da plataforma gov.br.

Mantenha-se informado sobre os progressos da CIN. O documento pode ser entregue ao seu estado a qualquer instante.

Thaymã Rocha

Thaymã Oliveira Rocha é graduando em Licenciatura em Física pela Universidade Estadual de Santa Cruz (UESC), no Departamento de Educação, situado na Rodovia Itabuna-Ilhéus. Aos 20 anos, já acumula mais de cinco anos de experiência como redator web, desenvolvendo conteúdos de alta qualidade sobre concursos públicos, benefícios sociais e direitos trabalhistas. Apaixonado pela escrita e pela produção de conteúdo digital, Thaymã encontrou na redação uma maneira de tornar informações complexas mais acessíveis e compreensíveis para o público. Seu trabalho se destaca pela clareza, objetividade e compromisso com a precisão das informações. Sempre atento às mudanças no cenário digital e educacional,… Mais »
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