Benefícios SociaisCadastro Único - CadúnicoNotícias

É HOJE (06/12)! Cadúnico convoca NIS 0,1,2,3,4,5,6,7,8 e 9 para MUTIRÃO antes do Natal – Veja quem entrou na lista!

O Cadastro Único para Programas Sociais identifica e define as famílias com renda baixa que residem em todo o país.

Ele possibilita ao governo um melhor entendimento da realidade dessa população ao documentar dados como: localização, características da residência, membros da família, identificação de cada indivíduo, nível de instrução, situação de emprego e renda, deficiência, entre outros.

Trata-se do principal mecanismo do governo brasileiro para a escolha e inclusão de famílias de baixa renda em programas federais.

Cadúnico convoca NIS 0,1,2,3,4,5,6,7,8 e 9 para MUTIRÃO antes do Natal
Cadúnico convoca NIS 0,1,2,3,4,5,6,7,8 e 9 para MUTIRÃO antes do Natal. Foto: Reprodução

É aplicado para a concessão de benefícios como o Programa Bolsa Família, o Pé-de-Meia, a Tarifa Social de Energia Elétrica, o Auxílio Gás, o Programa Minha Casa Minha Vida, dentre outros. Além disso, ele também serve como critério para a seleção de beneficiários de programas oferecidos pelos governos estaduais e municipais.

E dessa vez, o Cadúnico convocou todos os brasileiros para o multirão antes do natal.

Cadúnico convoca NIS 0,1,2,3,4,5,6,7,8 e 9 para MUTIRÃO

O último mutirão do CadÚnico do ano acontecerá no CEU São Domingos no dia 14 de dezembro, das 9h às 14h.

No evento a população poderá realizar novos cadastros e a atualização das informações do Cadastro Único para Programas Sociais, banco de dados do governo federal que conecta a população em situação de vulnerabilidade a diversos benefícios municipais, estaduais e federais.

Para se inscrever, é necessário ter uma senha, que pode ser obtida no Ceras Acácio e no Cras Santos Dumont. No dia 6 de dezembro, as senhas serão distribuídas no CEU São Domingos.

No dia 14 de dezembro, o último mutirão do CadÚnico deste ano será realizado no CEU São Domingos, das 9h às 14h.

No evento, o público terá a oportunidade de fazer novos registros e atualizar as informações do Cadastro Único para Programas Sociais, um banco de dados do governo federal que liga indivíduos em situação de vulnerabilidade a vários benefícios municipais, estaduais e nacionais.

É necessário apresentar uma senha para participar, que pode ser obtida no Centro de Referência da Assistência Social (Cras) Acácio, localizado na rua Maria Luiza Pericó, 177, ou na unidade do Cras Santos Dumont, localizada na rua Adalberto Bellini, 214.

Cadúnico. Foto: Reprodução

Qual a renda para entrar no Cadastro Único? Quem tem direito?

  • Famílias que vivem com renda mensal de até meio salário mínimo por pessoa podem e devem ser registradas no Cadastro Único.
  • Famílias com renda acima desse valor podem ser cadastradas para participar de programas ou serviços específicos.

O cadastramento considera se as famílias pertencem a povos e comunidades tradicionais ou a grupos particulares. Os indígenas, quilombolas, ribeirinhos e a população em situação de rua estão incluídos.

O registro não implica automaticamente na inclusão nos programas sociais. Os programas são administrados por várias entidades. A escolha e o cuidado com a família são realizados seguindo critérios e procedimentos estabelecidos pelos administradores e pela legislação específica de cada um.

Como se cadastrar no Cadastro Único?

O registro é realizado pessoalmente, em um local de atendimento próximo à residência da família, como os Cras (Centros de Referência de Assistência Social).

O encarregado da família deve levar os documentos de todos que residem com ela. É crucial trazer os CPFs de todos e um comprovante de residência, de preferência a fatura de energia elétrica.

Benefícios oferecidos pelo Cadúnico

É a principal porta de entrada para os benefícios do governo federal. Alguns deles são:

  1. Bolsa Família
  2. Benefício de Prestação Continuada (BPC)
  3. Tarifa Social de Energia Elétrica
  4. Carteira da Pessoa Idosa
  5. Água Para Todos (Cisternas)
  6. Minha Casa Minha Vida
  7. Isenção de Taxa em Concursos Públicos.

Thaymã Rocha

Thaymã Oliveira Rocha é graduando em Licenciatura em Física pela Universidade Estadual de Santa Cruz (UESC), no Departamento de Educação, situado na Rodovia Itabuna-Ilhéus. Aos 20 anos, já acumula mais de cinco anos de experiência como redator web, desenvolvendo conteúdos de alta qualidade sobre concursos públicos, benefícios sociais e direitos trabalhistas. Apaixonado pela escrita e pela produção de conteúdo digital, Thaymã encontrou na redação uma maneira de tornar informações complexas mais acessíveis e compreensíveis para o público. Seu trabalho se destaca pela clareza, objetividade e compromisso com a precisão das informações. Sempre atento às mudanças no cenário digital e educacional,… Mais »
Botão Voltar ao topo