Economia

Comunicado Geral do ITAÚ nesta terça-feira – Confira HOJE 03/12 o recado para CPFs finais 0,1,2,3,4,5,6,7,8 e 9

O Itaú Unibanco é um dos maiores bancos brasileiros, oferecendo serviços financeiros diversificados. Fundado em 1945, possui contas correntes e poupança, cartões de crédito e débito, empréstimos, investimentos, seguros e muito mais!

Ultimamente, a instituição financeira avançou na jornada digital ao incorporar tecnologia de IA generativa em sua plataforma de atendimento.

A inovação busca facilitar operações financeiras e pagamentos ao oferecer aos usuários a possibilidade de realizar transferências pelo WhatsApp de modo conveniente e protegido. Esta ação posiciona a instituição como pioneira em inovação tecnológica no mercado bancário.

ITAÚ
ITAÚ – Imagem: Reprodução.

Itaú comunica aos cientes a chegada de novos serviços – veja o que vai mudar!

A inteligência artificial (IA) está revolucionando diversos segmentos ao aperfeiçoar procedimentos e aprimorar a jornada do usuário.

No contexto do Itaú, a aplicação da IA generativa visa revolucionar o relacionamento entre instituição financeira e correntista, simplificando operações cotidianas.

A IA generativa emprega modelos sofisticados de linguagem, como ChatGPT, para compreender instruções e executar funções baseadas em comunicações textuais ou sonoras. No Itaú, esta tecnologia possibilita:

  • Executar operações bancárias através do WhatsApp;
  • Compreender comandos escritos e falados eficientemente;
  • Customizar interações conforme o perfil do usuário.

O novo recurso do Itaú possibilita aos correntistas efetuarem transferências diretamente pelo WhatsApp. A operação é descomplicada e natural: o cliente inicia uma conversa com o Itaú no aplicativo, especifica o montante e a chave PIX do beneficiário. A IA analisa a mensagem, confirma as informações e finaliza a transferência automaticamente.

Vantagens da integração com Whatsapp

  1. Praticidade: dispensa o uso do aplicativo bancário convencional.
  2. Agilidade: transferências concluídas em poucos segundos.
  3. Acessibilidade: comunicação disponível por texto ou voz.

No momento, a funcionalidade está acessível somente para um conjunto selecionado de 5 mil correntistas, participantes da etapa de testes. Alguns aspectos relevantes incluem:

  • Limite de R$ 200 diários: montante inicial permitido durante a fase experimental;
  • Avaliação dos usuários: modificações serão implementadas conforme a experiência dos clientes;
  • Ampliação progressiva: o recurso poderá ser estendido a todos os correntistas após a fase de testes.

A implementação da inteligência artificial e a conexão com WhatsApp buscam transformar a forma como os clientes do Itaú gerenciam suas finanças. A instituição prevê benefícios como:

  • Minimização de falhas humanas: automatização aumenta a precisão das operações.
  • Incremento da produtividade: redução do tempo dedicado a atividades bancárias.
  • Democratização digital: atendimento adaptado a usuários com diferentes níveis de conhecimento tecnológico.

O que os especialistas dizem sobre o assunto

Guy Perelmuter, fundador e CEO da GRIDS Capital, durante o terceiro episódio do Private Talks, no canal Itaú, explicou o que a inteligência artificial deve mudar na vida das pessoas.

“O impacto da inteligência artificial, ele está sendo tão significativo, só para você ter uma ideia, a primeira ferramenta delinguagem natural, ou seja, a primeira ferramenta com a qual a gente consegue conversar, que foi lançada em 2022, que foi o ChatGPT, atingiu 100 milhões de usuários em dois meses”, disse Guy, que acrescentou logo em seguida:

“O Netflix levou 10 anos para atingir o mesmo número deusuários. O Instagram levou dois anos e meio para isso. Então, a gente está falando de uma tecnologia de altíssimo impacto na vida das pessoas, no dia a dia das pessoas. Isso só foi possível porque você conseguiu superar uma barreira de comunicação, onde você agora consegue conversar usando a sua linguagem, usando o seu vocabulário, com uma máquina”, acrescentou.

“Os impactos que isso vão ter, eles são medidos de uma forma parecida com os impactos que, por exemplo, a energia elétrica teve, ou que a máquina a vapor teve antes disso. São tecnologias que a gente chama de propósito geral”, disse.

Guy Perelmuter ainda explicou sobre a gama de funcionalidades que a inteligência artificial possui.

“Não é uma tecnologia que tem uma função específica, mas é uma tecnologia que pode ser usada para uma série de coisas. Então, o impacto na manufatura, o impacto na logística, na indústria de alimentos, no setor financeiro, o impacto no setor de consumo, nas utilities, não interessa a área de atuação que você esteja?

Essa vai ser, assim como foi a eletricidade, assim como foi o computador, assim como é todo o composto, toda a combinação de tecnologias que tem múltiplos propósitos, é esse impacto que a gente pode esperar para a inteligência artificial”.

Saulo Moreira

Saulo Moreira dos Santos, 29 anos, é um profissional comprometido com a comunicação e a disseminação de informações relevantes. Formado em Ciências Contábeis pela Universidade do Estado da Bahia (UNEB), em Salvador, descobriu sua verdadeira vocação na escrita e na criação de conteúdo digital. Com mais de 15 anos de experiência como redator web, Saulo se especializou na produção de artigos e notícias sobre temas de grande interesse social, incluindo concursos públicos, benefícios sociais, direitos trabalhistas e futebol. Sua busca por precisão e relevância fez dele uma referência nesses segmentos, ajudando milhares de leitores a se manterem informados e atualizados.… Mais »
Botão Voltar ao topo