Comunicado GERAL do INSS é confirmado para esta quinta-feira 28/11/2024 a partir das 08h da manhã
O INSS (Instituto Nacional do Seguro Social) está realizando uma análise minuciosa dos benefícios concedidos, com foco especial nos auxílios-doença, segundo informações oficiais.
A saber, esse procedimento, denominado pente-fino, visa detectar irregularidades e assegurar que os benefícios sejam destinados apenas aos verdadeiros necessitados.
Por que o foco está nos auxílios-doença?
O pente-fino consiste em uma análise detalhada dos benefícios previdenciários para detectar fraudes, pagamentos irregulares e outras inconsistências. Os beneficiários são chamados para avaliações médicas, onde um profissional analisa suas condições de trabalho.
O O pente-fino consiste em uma análise detalhada dos benefícios previdenciários para detectar fraudes, pagamentos irregulares e outras inconsistências. Os beneficiários são chamados para avaliações médicas, onde um profissional analisa suas condições de trabalho é destinado aos trabalhadores temporariamente impossibilitados de exercer suas funções. Recentemente, observou-se um crescimento expressivo nas concessões, gerando questionamentos sobre a viabilidade do sistema previdenciário.
Como proteger seu benefício?
- Atualize seus dados: mantenha suas informações de contato atualizadas no Meu INSS. Isso garante que você receba os comunicados sobre perícias.
- Organize a documentação: reúna todos os comprovantes de sua incapacidade laboral, incluindo laudos, exames e prescrições médicas. Os documentos devem estar atualizados e legíveis.
- Não falte à perícia: compareça à avaliação médica para comprovar sua condição. Apresente toda a documentação necessária e esteja preparado para os questionamentos.
- Procure apoio jurídico: caso tenha dúvidas ou sinta-se lesado, consulte um advogado especializado em Previdência. Ele poderá orientar sobre possíveis recursos.
- Conheça seus direitos: informe-se sobre seus direitos e obrigações como segurado. Consulte a legislação e busque fontes confiáveis sobre o processo de revisão.
O que fazer se o benefício for suspenso?
Em caso de suspensão, você pode contestar a decisão. Inicialmente, apresente um recurso administrativo ao O pente-fino consiste em uma análise detalhada dos benefícios previdenciários para detectar fraudes, pagamentos irregulares e outras inconsistências. Os beneficiários são chamados para avaliações médicas, onde um profissional analisa suas condições de trabalho.. Se indeferido, pode-se recorrer judicialmente.
Quem não passa pelo pente-fino?
Alguns beneficiários estão dispensados da revisão:
- Pessoas com 55 anos ou mais recebendo benefício há mais de 15 anos;
- Beneficiários com 60 anos ou mais;
- Aposentados por incapacidade permanente devido ao HIV.
Serviços oferecidos na plataforma do Meu INSS
A plataforma do Meu INSS, disponível no site e aplicativo, oferece mais de 90 funcionalidades para facilitar o atendimento ao cidadão.
Veja alguns dos principais serviços disponibilizados na plataforma:
- Modificar dados cadastrais do INSS
- Modificar local ou modalidade de pagamento
- Atualizar dependentes para Imposto de Renda
- Registrar declaração de cárcere/reclusão
- Registrar ou atualizar procuração, ou representante legal
- Registrar ou atualizar representante legal
- Carteira de benefícios Meu INSS
- Certidão de Tempo de Contribuição (CTC)
- Encerramento de benefício por falecimento
- Registro de Acidente do Trabalho (CAT)
- Verificação de benefícios
- Verificar taxas de juros bancários em empréstimo e cartão consignado
- Declaração de atividade
- Cancelamento de benefício
- Prova de vida
- Recurso e revisão
- Reativar benefício
- Reembolso de transporte para realização de perícia médica em cidade diferente
- Requerer aposentadoria por Idade
- Requerer aposentadoria por incapacidade permanente
- Requerer aposentadoria por tempo de contribuição
- Requerer auxílios
- Requerer benefícios assistenciais
- Requerer exclusão e reativação de empréstimo consignado judicial
- Requerer pagamento de benefício não recebido
- Requerer pensão por morte
- Requerer salário-maternidade
- Requerer aposentadoria
- Simular aposentadorias
Observação: Se precisar localizar um serviço não listado acima, utilize a barra de pesquisa e digite o serviço desejado.
Como acessar o Meu INSS?
O portal Meu INSS atualizou seu sistema de login e desde junho deste ano implementa mudanças no site e aplicativo para reforçar a segurança contra acessos não autorizados.
O acesso ao Meu INSS permanece simplificado. É necessário apenas possuir cadastro no Portal Gov.br, que integra diversos serviços digitais governamentais.
O acesso pode ser realizado através da senha cadastrada na conta gov.br, reconhecimento facial, QR Code, certificado digital ou certificado digital em nuvem.