A relação dos automóveis zero quilômetro mais acessíveis no Brasil geralmente inclui os mesmos modelos.
Durante um período, a Renault dominava essa lista com o Kwid; contudo, recentemente, o preço do hatch aumentou cerca de R$1 mil.
Atualmente, o título de carro mais econômico do Brasil pertence ao novo Fiat Mobi Like 2025, com um valor de tabela de R$74.990, podendo ser adquirido por R$61.990 em uma oferta anunciada no site oficial da marca.
Além do abatimento de R$12.100 no preço de tabela, o subcompacto também oferece opções de financiamento com prestações acessíveis.
Com essa mudança, o segundo automóvel zero mais barato no mercado nacional é o Renault Kwid, custando R$73.640. O Citroën C3 ocupa a terceira posição neste ranking, com um preço de R$74.790.
Embora a diferença de valores entre os três modelos não seja tão expressiva, diversos fatores devem ser ponderados ao decidir qual deles é a opção mais adequada para seu uso diário.
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Sendo o mais econômico, o Fiat Mobi também é o mais compacto em dimensões. É o menor automóvel com motor flex disponível no mercado brasileiro atualmente, medindo 3,57m de comprimento, 1,67m de largura, 1,55m de altura e 2,30m de distância entre-eixos. Menor que ele, apenas o elétrico Caoa Chery iCar.
Internamente, o Mobi é bastante apertado, com espaço reduzido no banco de trás e o menor porta-malas entre os três modelos, comportando apenas 235 litros. Por isso, pode não ser ideal para quem necessita de mais espaço.
Em comparação com os outros carros mais acessíveis, o Renault Kwid mede 3,73m de comprimento, 1,58m de largura, 1,48m de altura e 2,42m de entre-eixos.
Seu porta-malas tem 290 litros de capacidade, acomodando consideravelmente mais bagagem que o Fiat, mas ainda aquém do Citroën C3, que oferece um volume de 315 litros no porta-malas.
O Citroën C3, com suas dimensões de 3,98m de comprimento, 1,73m de largura, 1,58m de altura e 2,54m de entre-eixos, é o mais amplo dos três, inclusive no compartimento de carga.
De acordo com a Fiat, é possível percorrer 700 km com um único tanque!
Lembra do motor do Fiat Uno quadrado? Pois é o mesmo que equipa o Fiat Mobi. O motor mais antigo do Brasil, o Fire 1.0 Flex de quatro cilindros, gera 74cv de potência e 9,9kgfm de torque.
Segundo dados do fabricante, com gasolina, o consumo urbano é de 13,5 km/litro e na estrada de 15 km/litro. Com etanol, as médias são de 9,6 e 10,4 km/litro, respectivamente. A Fiat afirma que é possível rodar 700 km com um tanque cheio.
Os outros dois modelos também possuem motores 1.0 flex, mas de três cilindros. Em termos de potência e torque, o Citroën C3 tem motor de 75 cv e 10,7kgfm, enquanto o Renault Kwid oferece 71cv e 10kgfm.
Os três modelos utilizam câmbio de cinco marchas, mas o Citroën C3 tem o motor mais potente, superando tanto o Fiat Mobi quanto o Renault Kwid em desempenho.
Desde janeiro, o compacto da Fiat passou a contar com controle eletrônico de estabilidade
A partir de janeiro, o compacto da Fiat ganhou controle eletrônico de estabilidade (ESP), além de outros equipamentos que se tornaram obrigatórios por lei com a virada de 2023 para 2024.
O Mobi 2025 vem equipado com diversos itens de conforto e segurança. Entre eles, destacam-se ar-condicionado, direção hidráulica, vidros e travas elétricas, freios ABS e airbag duplo.
Também conta com computador de bordo, limpador e desembaçador traseiro, monitor de pressão dos pneus e repetidores de seta nos retrovisores.
Na versão Trekking, há extras como rack de teto, central multimídia com tela de 7 polegadas, compatibilidade com Android Auto e Apple CarPlay sem fio, console de teto e ajuste de altura no banco do motorista.
As rodas são de aço de 14 polegadas em ambas as versões, mas as calotas diferem: no Mobi Like são pintadas em cor alumínio, enquanto no Trekking são escurecidas.
Além das diferenças em tamanho, espaço interno e motor, os equipamentos de cada modelo também variam. Confira a tabela comparativa abaixo:
Equipamentos | Citroën C3 | Renault Kwid | Fiat Mobi |
Controle de tração | SIM | SIM | SIM |
Faróis reguláveis | NÃO | SIM | SIM |
Repetidores laterais | SIM | SIM | SIM |
Luz de condução | SIM | SIM | SIM |
Airbags frontais | SIM | SIM | SIM |
Airbags laterais | NÃO | SIM | NÃO |
Assistente de partida em rampa | SIM | SIM | SIM |
Ar-condicionado | SIM | SIM | SIM |
Banco traseiro ajustável | SIM | SIM | SIM |
Start-stop | SIM | SIM | SIM |
Rádio | NÃO | SIM | SIM |
Bluetooth | NÃO | SIM | SIM |
Direção assistida | SIM | SIM | SIM |
Prós e contras dos três carros mais baratos do Brasil
Ao analisar os três carros mais acessíveis do mercado brasileiro, percebemos que cada um tem seus pontos fortes e fracos.
O Mobi se destaca pelo preço baixo e manutenção econômica, enquanto o Kwid oferece mais espaço interno. Já o Citroën C3 tem maior potência e espaço, mas peca no acabamento.
Na hora de escolher o carro ideal para seu dia a dia, é essencial considerar suas necessidades específicas em termos de espaço, desempenho, economia de combustível, conforto e orçamento.