O governo federal prorrogou o prazo para a emissão do novo RG, que agora será obrigatório para todos os cidadãos brasileiros. A partir de agora, a nova Carteira de Identidade Nacional será o único documento de identificação válido, substituindo os antigos RGs emitidos por cada estado da federação.
O novo RG, também conhecido como Carteira de Identidade Nacional, é um documento de identificação que reúne, no número do CPF, as informações de outros documentos, como a Carteira Nacional de Habilitação (CNH), Cartão do Sistema Único de Saúde (SUS) e outros. Ele possui um QR Code que permite a verificação dos dados do cidadão, aumentando a segurança e evitando registros duplicados. A emissão do novo RG será obrigatória para todos os cidadãos brasileiros.
A implementação será gradual, conforme as renovações do documento forem sendo feitas pelos cidadãos. Atualmente, cada cidadão pode ter até 27 RGs diferentes, um por unidade da federação. Com a nova identidade, o brasileiro passa a adotar apenas o CPF como número identificador, o que facilita a identificação e coíbe fraudes.
Como solicitar a emissão do novo RG?
Para solicitar a emissão do novo RG, o cidadão deve procurar a Secretaria de Segurança Pública do seu estado, agência, unidade do Poupatempo ou delegacia.
É necessário apresentar a certidão de nascimento ou de casamento, seja em formato físico ou digital. Após a análise dos documentos, será emitido o novo RG.
Onde solicitar atendimento no Poupatempo?
Para receber atendimento no Poupatempo, é necessário realizar o agendamento prévio por meio dos canais digitais. O cidadão pode acessar o portal do Poupatempo, utilizar o aplicativo Poupatempo Digital, os totens de autoatendimento ou entrar em contato com o Assistente Virtual chamado “P”, que atende no site e também via WhatsApp, pelo número (11) 95220-2974.
Para os cidadãos que estão tirando a primeira via do documento ou realizando a renovação, a emissão do novo RG é gratuita. No entanto, caso o cidadão solicite uma segunda via por perda, furto ou rasuras, será necessário pagar uma taxa no valor de R$ 51,39.
O prazo médio para a emissão da segunda via é de até 10 dias úteis, podendo o cidadão acompanhar a entrega por meio do site dos Correios, utilizando o código de rastreamento informado no protocolo.
Prazo de validade e renovação do RG
A validade do RG é de 10 anos. Após esse período, o documento deve ser renovado. Além disso, o RG pode ser renovado em casos de danos, roubo, mudança de nome, adição de sobrenome ou perda do documento.
A meta do governo federal é emitir a nova carteira de identidade para toda a população até o ano de 2026. A nova carteira de identidade traz diversos benefícios para os cidadãos brasileiros.
Além de reunir as informações de outros documentos em um único número, ela possui maior segurança e evita registros duplicados. O QR Code presente no documento permite a verificação dos dados do cidadão de forma rápida e eficiente.
Estados que já emitem o novo RG
Atualmente, a emissão do novo RG já está em funcionamento em 12 estados brasileiros:
- Acre;
- Alagoas;
- Amazonas;
- Goiás;
- Mato Grosso;
- Minas Gerais;
- Pernambuco;
- Piauí;
- Paraná;
- Rio de Janeiro;
- Rio Grande do Sul; e
- Santa Catarina.
Nessas localidades, os cidadãos já podem solicitar a emissão do novo documento de identificação.