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IPTU foi anulado oficialmente para idosos? Saiba agora como garantir isenção na cobrança de 2025

Em breve, o IPTU (Imposto Predial e Territorial Urbano) será cobrado em todas as cidades do Brasil. No entanto, os idosos podem ter esse imposto cancelado e ficar livres da cobrança anual. Esse benefício é oferecido pela administração municipal para alguns grupos.

IPTU foi anulado oficialmente para idosos? Saiba agora como garantir isenção na cobrança de 2025
IPTU foi anulado oficialmente para idosos? Saiba agora como garantir isenção na cobrança de 2025. Foto: Reprodução

IPTU cancelado para idosos? Descubra como obter isenção na cobrança de 2025

O IPTU é um tributo anual cobrado pela prefeitura. Devem pagá-lo os donos de imóveis situados na área urbana da cidade, que se beneficiam de: iluminação pública, esgoto, policiamento, áreas verdes e praças.

Todo o dinheiro arrecadado vai para os cofres públicos e deve ser usado para melhorar a própria cidade. A prefeitura permite parcelar o imposto, mas as condições de parcelamento variam de acordo com cada município.

Idosos, instituições de caridade, prédios usados pela prefeitura ou associações sem fins lucrativos são contemplados com a isenção desse imposto.

Valor do IPTU 2025

Cada cidade tem sua própria lei que determina o valor do IPTU 2025. Existe um cálculo baseado em dois fatores definidos pelo governo local:

Valor de mercado do imóvel x alíquota do município = IPTU.

Para estimar o valor de mercado, a prefeitura usa como referência a planta e documentos do imóvel que possui em seus arquivos. Ao registrar uma propriedade, é preciso levar a planta à prefeitura para arquivamento.

Essa informação é atualizada sempre que há uma nova construção ou reforma no local. Com base nisso, o governo municipal define o preço do m² e aplica sobre o tamanho da residência.

Geralmente, esse valor é maior em bairros mais bem localizados, com melhor infraestrutura. Assim, quanto maior e melhor localizada a casa, mais alto será o IPTU.

Já a alíquota, também definida pela prefeitura, pode ter peso diferente se for um imóvel comercial, predial ou residencial.

Quais idosos têm direito à isenção do IPTU?

Para evitar essa taxa anual, alguns idosos podem obter isenção do IPTU, livrando-se dessa cobrança.

As normas que determinam quais idosos são isentos variam em cada cidade, por isso é essencial verificar como esse benefício funciona no seu município.

Embora existam diferenças, há um padrão comum geralmente seguido pelas prefeituras, concedendo isenção para:

  • Pessoas com mais de 60 anos;
  • Famílias com renda mensal de até 2 salários mínimos;
  • Proprietários de apenas um imóvel;
  • Aqueles que usam o imóvel exclusivamente para moradia.

Requisitos do imóvel

  • O imóvel deve estar registrado no nome do idoso;
  • Não pode ser usado para fins comerciais;
  • O idoso deve residir no imóvel;
  • A prefeitura pode estabelecer um valor máximo de mercado para conceder a isenção, por exemplo: até R$ 180 mil.

Como solicitar a isenção do IPTU para idosos

A isenção não é automática. Ao cumprir os requisitos da prefeitura, o cidadão precisa fazer o pedido, que será analisado.

Após a entrega de todos os documentos e a confirmação do direito ao benefício, a isenção é concedida e o imposto deixa de ser cobrado.

  1. Acesse o site da prefeitura;
  2. Procure por “IPTU” e depois “Isenção”;
  3. Selecione “Solicitar isenção”;
  4. Verifique se o pedido é online ou presencial.

Atenção! Existe um prazo para solicitar a isenção do IPTU 2025, então verifique o cronograma o quanto antes.

Documentos necessários para pedir isenção do IPTU

  • Comprovante de renda mensal recente do solicitante e cônjuge/companheiro(a), se houver;
  • Se o cônjuge/companheiro(a) não receber benefício previdenciário, apresentar Declaração de Benefícios do INSS;
  • Última declaração do Imposto de Renda com protocolo de entrega (do solicitante e cônjuge, se aplicável).

Documentos necessários:

  • Título de propriedade do imóvel;
  • Conta de luz recente (últimos dois meses);
  • CPF, RG ou CNH (incluindo do cônjuge/companheiro, se houver);
  • Certidão de casamento, formal de partilha ou escritura pública correspondente;
  • Certidão de óbito (para pensionistas, com formal de partilha ou escritura pública);
  • Carnê do IPTU do ano anterior;
  • Outros documentos que possam ser solicitados durante a análise do processo de isenção.

Abquesia Farias

Abquesia Farias Modesto é uma jovem profissional entusiasta da comunicação digital. Aos 22 anos, cursa graduação na Faculdade Pitágoras, em Teixeira de Freitas, no extremo sul da Bahia, onde aprimora seus conhecimentos e habilidades na área. Com mais de quatro anos de experiência como redatora web, especializou-se na produção de conteúdos informativos sobre temas essenciais para o cotidiano dos brasileiros. Seu trabalho abrange benefícios sociais, como Bolsa Família e Auxílio-Gás, além de direitos trabalhistas, incluindo FGTS e PIS/PASEP. Além disso, possui ampla experiência na área de finanças e investimentos, oferecendo informações acessíveis e relevantes para quem busca aprimorar sua vida… Mais »
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