A vitória mais aguardada na conta de luz em 2024 começa a valer nesta sexta (01/11)
Entra em vigor nesta sexta-feira (1º de novembro) a bandeira amarela nas contas de energia – menos onerosa que a vermelha, vigente em setembro e outubro.
Com essa mudança, a taxa adicional cobrada a cada 100 kwh consumidos diminui de R$ 7,877 para R$ 1,885.
A substituição da bandeira vermelha pela amarela, conforme a Aneel, foi possibilitada pelo aumento do volume pluviométrico registrado em outubro.
A ativação das bandeiras amarela ou vermelha, as mais caras da tabela, indica um cenário de geração de energia mais dispendiosa.
Devido à estiagem na região Norte do país, importantes usinas hidrelétricas estão produzindo menos energia. Por isso, para suprir os horários de pico de consumo e baixa geração de energia renovável, no início da noite, é preciso acionar usinas termelétricas – que são mais caras.
O aumento do custo da energia elétrica contribuiu para a elevação da inflação em setembro, de acordo com o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).
O Índice de Preços ao Consumidor Amplo, considerado a inflação oficial no Brasil, registrou um aumento de 0,44% nos preços naquele mês.
Entenda o custo de cada bandeira da conta de luz
Cada bandeira tarifária acionada pela Aneel pode gerar um custo extra ao consumidor:
- 🟩 bandeira verde (condições favoráveis de geração de energia) – sem custo extra;
- 🟨 bandeira amarela (condições menos favoráveis) – R$ 18,85 por MWh (megawatt-hora) utilizado (ou R$ 1,88 a cada 100kWh);
- 🟥 bandeira vermelha patamar 1 (condições desfavoráveis) – R$ 44,63 por MWh utilizado (ou R$ 4,46 a cada 100 kWh);
- 🟥 bandeira vermelha patamar 2 (condições muito desfavoráveis) – R$ 78,77 por MWh utilizado (ou R$ 7,87 a cada 100 kWh).
Conta de luz em atraso: Confira opções de negociação e evite o corte de energia
Por lei, a empresa pode interromper o fornecimento de eletricidade após apenas 1 dia de atraso no pagamento da conta de luz. Muitos acreditam que é necessário acumular mais de duas faturas vencidas para ficar sem energia, mas na verdade, esse risco existe a partir do primeiro dia de atraso.
Deixar a conta de luz em atraso pode trazer sérias consequências para o titular. Uma das mais graves é a suspensão do fornecimento de energia elétrica, realizada por um funcionário da concessionária que atende sua região.
Além de ser embaraçoso para o proprietário da residência, a situação é complicada porque sem eletricidade quase nada funciona. Não é possível tomar um banho quente, usar o micro-ondas, as lâmpadas, a TV, internet via Wi-Fi ou eletrodomésticos.
Como negociar as contas de luz atrasadas?
A menos que haja um programa de renegociação de dívidas oferecido pela concessionária de energia elétrica, o pagamento das contas de luz em atraso geralmente não tem condições muito favoráveis.
Contudo, muitas empresas permitem que o titular da conta parcele os débitos e consiga equilibrar os valores:
- Busque um canal de atendimento da concessionária (WhatsApp, site, agência para atendimento presencial);
- Forneça seu CPF e o número da instalação da sua residência;
- Escolha as contas em aberto e selecione “Parcelar” ou “Pagar à vista”;
- No caso do parcelamento, o sistema informará em quantas vezes é possível pagar. Geralmente, é oferecida a opção de pagar uma entrada mais parcelas;
- Serão emitidos os boletos com as datas de vencimento.
Quando há um programa de negociação, o número de parcelas costuma ser maior, e ainda pode haver desconto para pagamento à vista.
O que fazer se houver corte de energia por conta atrasada?
Se a energia elétrica for cortada devido a uma conta de luz em atraso, o primeiro passo é quitar os débitos e regularizar a situação com a empresa. Isso é importante porque os atrasos podem levar à inclusão do CPF do consumidor em órgãos de proteção ao crédito, como o Serasa.
Em seguida, é necessário informar a empresa sobre o pagamento e solicitar a religação. O restabelecimento da energia ocorrerá nos seguintes prazos após a notificação à concessionária:
- Em áreas urbanas, o prazo máximo é de quatro horas se o pedido for feito entre 8h e 18h em dias úteis;
- Em áreas rurais, o prazo máximo é de oito horas;
- Se a solicitação for feita após as 18h, o prazo começa no próximo dia útil às 8h;
- Se o pedido for feito na sexta-feira, sábado ou domingo, o restabelecimento se inicia na segunda-feira, às 8h.
Dicas para Economizar na Conta de Luz
1. Opte por Lâmpadas LED
As lâmpadas LED são mais eficientes em comparação às lâmpadas incandescentes e fluorescentes. Elas consomem até 80% menos energia e têm uma vida útil significativamente maior.
- Vantagens:
- Durabilidade: até 25 vezes mais do que lâmpadas comuns.
- Menor geração de calor, reduzindo a carga no ar-condicionado.
2. Aproveite a Luz Natural
A luz do sol é uma fonte de iluminação gratuita. Sempre que possível, aproveite a luz natural durante o dia.
- Dicas:
- Mantenha janelas e cortinas abertas para permitir a entrada de luz.
- Utilize espelhos para refletir luz em ambientes escuros.
3. Desligue Aparelhos em Standby
Equipamentos eletrônicos que ficam em modo standby continuam consumindo energia. Desligá-los completamente pode resultar em uma economia significativa.
- Sugestões:
- Use régua de energia com interruptor para desligar vários aparelhos de uma vez.
- Desconecte carregadores de celular e outros dispositivos quando não estiverem em uso.
4. Cuide da Geladeira
A geladeira é um dos aparelhos que mais consome energia em casa. Manter a eficiência dela é crucial.
- Dicas de Manutenção:
- Mantenha a temperatura entre 3°C e 5°C.
- Limpe as bobinas do condensador regularmente para garantir um bom funcionamento.
5. Utilize o Ferro de Passar com Sabedoria
O ferro de passar é um dos vilões do consumo de energia. Use-o de forma inteligente para economizar.
- Recomendações:
- Passe roupas em lote, evitando ligar o aparelho várias vezes.
- Desligue o ferro um pouco antes de terminar, aproveitando o calor residual.