14º salário do INSS tem comunicado 100% importante em 2024 e anúncio chega a IDOSOS de 60,61,62 anos pra cima
Circulam informações sobre o suposto 14° salário do INSS (Instituto Nacional do Seguro Social) que estão gerando dúvidas entre os beneficiários. Todos querem entender a realidade desse pagamento adicional.
14º salário do INSS já foi aprovado?
De antemão, informamos que não existe atualmente nenhuma proposta legislativa com esse objetivo em tramitação no Senado Federal. Portanto, a notícia sobre o pagamento é falsa.
Contudo, há uma razão para essa informação ainda circular. Em 2020, o projeto de lei PL 3.657/2020, do senador Paulo Paim (PT-RS), visava conceder um abono aos segurados e dependentes da Previdência Social.
No entanto, esse projeto não foi votado e, em maio do ano passado, foi considerado prejudicado e arquivado por não ter sido aprovado até o fim da legislatura (2019 – 2023). Assim, não está mais em análise.
Nova proposta do 14º salário do INSS
Atualmente, segundo apurações do especialista Saulo Moreira, do site Revista dos Benefícios, há uma proposta na Câmara dos Deputados, o PL 4367/2020, que se assemelha à proposta arquivada. Porém, ela ainda não foi aprovada, ou seja, ainda não tem força de lei.
Contudo, ela pode entrar em vigor se for aprovada. Se isso ocorrer, todos os beneficiários serão devidamente informados. Por enquanto, esse pagamento do INSS não é uma realidade.
Quando foi pago o 13° salário do INSS?
Antecipado pelo Governo Federal, o pagamento ocorreu entre abril e maio. Se você não recebeu, é necessário contatar o INSS para entender o motivo.
Em novembro e dezembro, serão efetuados os pagamentos aos trabalhadores com carteira assinada. Os pagamentos do INSS estavam previstos apenas para o segundo semestre, mas, devido à decisão governamental, foram antecipados. Assim, aposentados já receberam e utilizaram esses recursos.
O objetivo principal era estimular a economia com esses pagamentos, justificando a antecipação.
Como acessar o Meu INSS?
O portal Meu INSS modificou seu sistema de login e, desde junho deste ano, alterações estão sendo implementadas no site e aplicativo para reforçar a segurança contra acessos não autorizados.
No entanto, acessar o Meu INSS continua sendo um processo simples. É necessário ter cadastro no Portal Gov.br, que unifica diversos serviços digitais do governo.
O acesso pode ser feito através da senha cadastrada na conta gov.br, biometria facial, QR Code, certificado digital ou certificado digital em nuvem.
Veja como acessar o portal Meu INSS pelo site e pelo aplicativo:
Pelo site do INSS
- Acesse o site oficial do Meu INSS;
- Clique em “Entrar com gov.br”;
- Na nova tela, digite seu CPF e clique em “Continuar”;
- Em seguida, insira a senha e clique em “Entrar”.
- Na página inicial, você verá os principais serviços. Para buscar um serviço específico, digite o nome na barra de pesquisa “Do que você precisa?”.
Pelo aplicativo do Meu INSS
- Após instalar o aplicativo Meu INSS no celular, toque em “Entrar com gov.br”.
- Digite seu CPF e toque em “Continuar”;
- Em seguida, insira a senha e toque em “Entrar”.
- Na tela principal, você verá os principais serviços. Para buscar um serviço específico, digite o nome na barra de pesquisa “Do que você precisa?”.