GeralNotícias

Fique atento! ANP descobre novas trapaças em postos de combustíveis no Brasil

A Agência Nacional de Petróleo (ANP) está aumentando suas inspeções em postos de combustíveis no Brasil para combater práticas ilegais que afetam os consumidores. Em Vila Velha, Espírito Santo, um posto foi multado por vender gasolina comum como se fosse aditivada.

A ANP faz vistorias regulares com a polícia para garantir que os postos sigam as regras de qualidade e quantidade dos combustíveis. Essas checagens são importantes para manter a confiança dos clientes nos serviços oferecidos.

Fique atento! ANP descobre novas trapaças em postos de combustíveis no Brasil
Fique atento! ANP descobre novas trapaças em postos de combustíveis no Brasil. Foto: Reprodução

Como os consumidores podem se proteger?

Segundo o especialista Saulo Moreira, do site Revista dos Benefícios, é importante que os motoristas fiquem atentos ao abastecer para evitar golpes comuns. Conferir a origem do produto na bomba e guardar os comprovantes são medidas simples, mas que ajudam a evitar fraudes.

A ANP pede que os consumidores denunciem coisas suspeitas, como receber menos combustível do que pagou ou problemas no carro causados por combustíveis ruins.

Com o aumento das fraudes, a agência vigia os postos de perto. Com ajuda da polícia, muitos postos são checados todos os dias em várias partes do Brasil, para achar e punir quem não segue as regras.

Quando encontra problemas, a ANP age rápido. No caso de Vila Velha, a bomba do posto foi lacrada na hora e o dono foi punido. Isso serve para evitar que essas coisas ruins para os consumidores aconteçam de novo.

A segurança e a satisfação do cliente são muito importantes, mas os motoristas também precisam fazer sua parte, prestando atenção e denunciando problemas.

Ações de orientação no campo

Recentemente, a ANP começou a orientar postos de combustíveis sobre a necessidade de drenar tanques de diesel B, conforme o artigo 21 da Resolução ANP nº 968/24, vigente desde 31/7.

Distrito Federal

Na Asa Sul e em Vicente Pires, Guará, Samambaia e Ceilândia, agentes da ANP inspecionaram 18 postos de combustíveis, três revendas de lubrificantes e duas de GLP.

Em Ceilândia, um posto foi notificado por falha no termodensímetro da bomba de etanol. Nas outras áreas, não houve problemas. Coletaram-se 12 amostras de combustíveis para testes laboratoriais.

Espírito Santo

Oito revendas de GLP foram verificadas em Anchieta, Presidente Kennedy, Atilio Vivacqua, Cachoeiro de Itapemirim e Itapemirim.

Em Atílio Vivacqua, uma revenda foi interditada por falta de área de armazenamento, extintores e documentação atualizada. Em Cachoeiro de Itapemirim, outra foi autuada e fechada por operar sem autorização da ANP. Nos outros locais, não se constataram irregularidades.

Goiás

No estado, fiscalizaram-se dez postos de combustíveis, três revendas de GLP, uma de lubrificantes e um agente não regulado em Goiânia, Rio Verde, Mairipotaba, Aparecida de Goiânia e Valparaíso de Goiás.

Na Grande Goiânia, ações conjuntas com a Decon/Polícia Civil resultaram em buscas e apreensões em revendas de GLP não autorizadas e em estabelecimentos que vendiam lubrificantes sem registro na ANP. Em Goiânia, um revendedor ilegal de GLP foi interditado, com 31 botijões apreendidos. Já em Aparecida de Goiânia, confiscaram-se 12.520 litros de lubrificante sem registro.

Em Valparaíso de Goiás, dois postos foram notificados: um por falha no termodensímetro da bomba de etanol e outro por não ter todos os equipamentos para teste de qualidade dos combustíveis, direito do consumidor.

Em Rio Verde, as inspeções ocorreram com o Procon Municipal, e em Mairipotaba, com o Procon Estadual, sem irregularidades encontradas.

Mato Grosso

Em Várzea Grande, dois postos foram vistoriados junto ao Procon Municipal, sem irregularidades constatadas.

Minas Gerais

Fiscais visitaram 26 estabelecimentos (uma revenda de GLP, uma distribuidora de combustíveis e 24 postos) em Cambuquira, Carmo de Minas, Três Corações, Rio Paranaíba, Uberlândia, Betim, Belo Horizonte, Itambé do Mato Dentro, Morro do Pilar, Santana do Riacho, Araxá, Bom Despacho, Ibiá, Nova Ponte, Pedrinópolis, Pratinha, Sacramento e Tapira.

Em Belo Horizonte, a ANP colaborou com a Decon / Polícia Civil de Minas Gerais em uma operação conjunta. Uma única intervenção resultou em interdição cautelar de uma revenda de GLP em Carmo de Minas, devido a problemas de segurança nas instalações.

Os demais municípios não apresentaram irregularidades. No estado, 17 amostras de combustíveis foram coletadas para análise laboratorial.

Rio de Janeiro

No período, 27 agentes econômicos foram inspecionados no estado: uma revenda de GLP e 26 postos revendedores. As fiscalizações abrangeram Rio de Janeiro, Duque de Caxias, Magé, Itaboraí, São Gonçalo, Maricá, Niterói e Nova Iguaçu.

Quatro autuações resultaram em interdições cautelares. Em Duque de Caxias, um posto foi interditado por comercializar etanol hidratado fora das especificações. Em Niterói, outro posto violou a faixa de interdição de uma fiscalização anterior. No Rio de Janeiro, uma revenda de GLP foi interditada por armazenamento excessivo de produto, e um posto por vender gasolina em desacordo com as normas da ANP.

Não foram detectadas irregularidades nos outros municípios. No estado, 32 amostras de combustíveis foram coletadas para análise laboratorial.

Rio Grande do Sul

Durante o período, 18 postos de combustíveis e três revendas de GLP foram inspecionados. Os agentes da ANP visitaram Gramado, Bento Gonçalves, Teutônia, Capela de Santana, Cachoeira do Sul, São Pedro do Sul, Ibarama, Lagoão, Santa Maria, Manoel Viana, Parobé, Sapucaia do Sul, Ivoti, Jaboticaba, Iraí e Erechim.

Dois postos de combustíveis receberam autuações e interdições. Em Gramado, um posto foi flagrado vendendo combustíveis com volumes irregulares e sem equipamentos para testes de qualidade. Em Capela de Santana, outro operava com bombas mal conservadas e vendia combustível em recipientes não certificados pelo Inmetro.

Abquesia Farias

Abquesia Farias Modesto é uma jovem profissional entusiasta da comunicação digital. Aos 22 anos, cursa graduação na Faculdade Pitágoras, em Teixeira de Freitas, no extremo sul da Bahia, onde aprimora seus conhecimentos e habilidades na área. Com mais de quatro anos de experiência como redatora web, especializou-se na produção de conteúdos informativos sobre temas essenciais para o cotidiano dos brasileiros. Seu trabalho abrange benefícios sociais, como Bolsa Família e Auxílio-Gás, além de direitos trabalhistas, incluindo FGTS e PIS/PASEP. Além disso, possui ampla experiência na área de finanças e investimentos, oferecendo informações acessíveis e relevantes para quem busca aprimorar sua vida… Mais »
Botão Voltar ao topo