STF toma decisão importantíssima 23/10 e revela se contribuição atrasada conta para mínimo de aposentadoria do INSS

Os juízes do Supremo Tribunal Federal (STF) vão decidir se pagamentos atrasados à Previdência feitos após a Reforma de 2019 podem contar para a regra de transição da aposentadoria por tempo de contribuição.

STF toma decisão importantíssima 23/10 e revela se contribuição atrasada conta para mínimo de aposentadoria do INSS
STF toma decisão importantíssima 23/10 e revela se contribuição atrasada conta para mínimo de aposentadoria do INSS – Imagem: Reprodução.

O tema foi reconhecido como de repercussão geral (Tema 1329) pelo plenário Virtual do STF. Isso significa que a decisão do STF deverá ser seguida por outros tribunais do país. A data do julgamento ainda não foi marcada.

O caso em questão

O INSS apresentou um Recurso Extraordinário (RE 1508285) contra uma decisão do Tribunal Regional Federal da 4ª Região (TRF-4).

O TRF-4 concedeu aposentadoria a uma mulher que trabalhou, mas não pagou a Previdência antes da Emenda Constitucional 103/2019 (Reforma da Previdência).

O TRF-4 entendeu que o pagamento posterior não muda o tempo de serviço do segurado. O INSS diz que, como os valores foram pagos após a emenda, não podem ser usados para a regra de transição da reforma de 2019.

O presidente do STF, ministro Luís Roberto Barroso, destacou a importância do tema e o grande número de processos similares, que podem levar a decisões diferentes. No STF, há 91 casos parecidos que seriam afetados pela repercussão geral.

Calendário INSS de outubro

O pagamento do INSS de outubro começa em 25/10. Há dois calendários: um para quem recebe o piso e outro para quem ganha acima do salário mínimo.

Para quem recebe o piso do INSS

Penúltimo Dígito do NBData de Pagamento
125 de outubro
228 de outubro
329 de outubro
430 de outubro
531 de outubro
61º de novembro
74 de novembro
85 de novembro
96 de novembro
07 de novembro

Para quem recebe valor acima do piso

Penúltimo Dígito do NBData de Pagamento
1 e 61º de novembro
2 e 74 de novembro
3 e 85 de novembro
4 e 96 de novembro
5 e 07 de novembro

 

Carolina Ramos Farias

Carolina Ramos Farias

Carolina Ramos Farias é uma profissional apaixonada pela educação e comunicação digital. Graduada em Licenciatura em Ciências Biológicas pelo Departamento de Educação do Campus X da Universidade do Estado da Bahia (UNEB), ela alia sua formação acadêmica à habilidade com a escrita, atuando como redatora web há mais de cinco anos.Com expertise na criação de conteúdos sobre concursos públicos, benefícios sociais e direitos trabalhistas, Carolina se destaca por sua capacidade de transformar informações complexas em textos claros e acessíveis. Seu compromisso com a disseminação do conhecimento a impulsiona a produzir materiais informativos que ajudam milhares de pessoas a se manterem bem informadas sobre temas essenciais para a vida profissional e social.Ao interpretar legislações trabalhistas, analisar editais de concursos ou detalhar benefícios sociais, Carolina Ramos Farias reafirma sua missão de tornar a informação mais compreensível e relevante para o público.