Ter uma dívida com uma instituição financeira geralmente causa vários problemas e até mesmo desconforto para quem tem o débito registrado em seu CPF.
Segundo uma pesquisa recente do Serasa, mais de 70 milhões de brasileiros estão com o nome negativado.
Porém, para quem está endividado há mais tempo, existem regras específicas estabelecidas pelos órgãos de proteção ao crédito. Por isso, quem tem uma dívida há mais de cinco anos está protegido por uma série de critérios criados para ajudar o consumidor.
Confira o que acontece com a dívida do Serasa após cinco anos a seguir!
O que acontece coma dívida do Serasa após cinco anos?
A dívida prescreve depois de cinco anos, neste sentido, o credor perde o direito de cobrar judicialmente. Para o consumidor, isso significa que seu nome sai dos serviços de proteção ao crédito, como o Serasa.
Portanto, mesmo que o débito ainda exista, ele não afetará mais o Score do consumidor. Contudo, é importante lembrar que isso não significa que a dívida some.
Isso porque o credor ainda pode fazer cobranças de outras maneiras, como por telefone ou carta. Para se livrar oficialmente da dívida, recomenda-se que o consumidor negocie o débito.
Esse processo pode ser feito através do serviço Serasa Limpa Nome. Disponível em feirões, a oportunidade de negociação permite que o cidadão obtenha descontos de até 90%.
Para isso, ele deve acessar o site do Serasa e iniciar a negociação. Em seguida, será necessário usar suas informações pessoais para fazer login na plataforma.
Depois, ao finalizar o processo de negociação, ele deverá escolher a melhor forma de pagamento, Por último, será preciso confirmar o pagamento para que a negociação seja válida.
Número 0800 Serasa
- 0800 591 5161: Serasa Premium (Seg. a Sex. das 8h às 20h)
- 3003-6300: SAC – Atendimento ao cliente (Seg. a Sex. das 8h às 20h)
- (11) 9 9575-2096: WhatsApp do Serasa Limpa Nome (24h para negociar dívidas, contas atrasadas e denunciar fraudes)
- (11) 2847-5131: Canal de comunicação e campanhas do Serasa (sem atendimento!)
- https://denunciefraudes.serasa.com.br/: além do WhatsApp, negocie dívidas por este site ou nas agências dos Correios
O número 0800 do Serasa é para o Atendimento Serasa Premium VIP. Disponível de segunda a sexta-feira, das 8h às 20h.
O Serasa também oferece outros dois números 0800 da central de Televendas. Esses são canais específicos para negociar dívidas no Serasa Limpa Nome ou assinar o Serasa Premium.
Qual a diferença entre SPC e Serasa?
Você provavelmente já ouviu falar de SPC e Serasa e pensou que fossem a mesma coisa. Embora frequentemente mencionados juntos, são entidades independentes.
A principal diferença entre SPC e Serasa é a origem dos dados: o SPC coleta informações de lojistas credenciados, enquanto o Serasa obtém dados de bancos e instituições financeiras.
Outro ponto de distinção é como a consulta é realizada. No Serasa, a consulta é gratuita, pode ser feita online usando o CPF. Já no SPC, há uma taxa para consulta e o processo não é tão rápido.
Contudo, ambos estão relacionados à proteção de crédito e têm funções similares. Por isso, se você tem problemas com dívidas ou está negativado, conhecer esses números pode ser muito útil.