EconomiaGeral

Perdeu o prazo para sacar o dinheiro esquecido no Banco Central? Veja hoje (21/10) o que fazer

Quem não sacou o ‘dinheiro esquecido’ em bancos até quarta-feira (16) terá mais seis meses para resgatar os valores que estavam no sistema de recursos a receber do Banco Central (BC).

Indivíduos e empresas agora precisarão aguardar a divulgação de um edital do Ministério da Fazenda que detalhará todos os valores recolhidos pela União (Tesouro Nacional), indicando a instituição depositária (banco ou outra entidade financeira).

Perdeu o prazo para sacar o dinheiro esquecido no Banco Central? Veja hoje (21/10) o que fazer
Perdeu o prazo para sacar o dinheiro esquecido no Banco Central? Veja hoje (21/10) o que fazer. Foto: Reprodução

Como consultar dinheiro esquecido?

O único site onde você pode consultar e saber como pedir a devolução dos seus valores, da sua empresa ou de pessoas falecidas é o https://valoresareceber.bcb.gov.br. Todos os serviços do Valores a Receber são gratuitos. Não faça nenhum pagamento para ter acesso aos valores.

O Banco Central não envia links nem entra em contato com você para falar sobre valores a receber ou para confirmar seus dados pessoais.

Somente a instituição que aparece no Sistema de Valores a Receber pode entrar em contato com você e ela nunca vai pedir sua senha.

Como realizar o resgate?

Antes de retirar o dinheiro, é necessário verificar se existem valores disponíveis. Para fazer essa verificação, você pode seguir o guia detalhado.

Tendo confirmado a existência de valores a serem resgatados, você deve:

  • Acessar o sistema usando sua conta gov.br, nível prata ou ouro (veja como criar a conta aqui).
  • Se ainda não possui a conta gov.br, crie-a antes de 16 de outubro, último dia para resgate, evitando possíveis problemas de acesso ao sistema.
  • Leia e concorde com o termo de responsabilidade.
  • Para solicitar o resgate, verifique o valor disponível, a instituição responsável pela devolução e a origem do dinheiro.
  • Você terá duas opções: “solicitar por aqui” ou “solicitar via instituição”.
  • A primeira opção requer uma chave Pix do titular da conta; o valor é depositado em até 12 dias úteis.
  • A segunda opção é para quem não tem Pix, sendo necessário contatar a instituição por telefone ou e-mail para combinar a forma de retirada.
  • Os canais de contato são exibidos na tela de informações dos valores a receber.

Prazo para saque

O Congresso aprovou e o presidente Lula sancionou, em 16 de setembro, a lei que também permite ao governo recolher recursos esquecidos em contas bancárias não reclamados pelos donos.

Os titulares de “dinheiro esquecido” terão até 30 dias após a publicação da lei para sacar os valores. Depois disso, o dinheiro irá para o Tesouro Nacional.

Haverá ainda um novo prazo de 30 dias para pedir a devolução do dinheiro. Se a pessoa quiser recorrer à Justiça, poderá contestar até seis meses após a publicação da lei.

Como consultar o valor

Apenas no site https://valoresareceber.bcb.gov.br é possível consultar e obter informações sobre como solicitar a devolução de valores para pessoas jurídicas ou físicas, incluindo as já falecidas.

Ao visitar o website:

  • Selecione ‘Verifique valores a receber’.
  • Insira seus dados (CPF/CNPJ e data de nascimento) nos campos apropriados.
  • Insira os caracteres exibidos na imagem.
  • Selecione consultar.
  • Se tiver valores a receber, clique em “Acessar o SVR”.

Para acessar o Sistema de Valores a Receber, é necessário possuir uma conta gov.br de nível prata ou ouro.

Abquesia Farias

Abquesia Farias Modesto é uma jovem profissional entusiasta da comunicação digital. Aos 22 anos, cursa graduação na Faculdade Pitágoras, em Teixeira de Freitas, no extremo sul da Bahia, onde aprimora seus conhecimentos e habilidades na área. Com mais de quatro anos de experiência como redatora web, especializou-se na produção de conteúdos informativos sobre temas essenciais para o cotidiano dos brasileiros. Seu trabalho abrange benefícios sociais, como Bolsa Família e Auxílio-Gás, além de direitos trabalhistas, incluindo FGTS e PIS/PASEP. Além disso, possui ampla experiência na área de finanças e investimentos, oferecendo informações acessíveis e relevantes para quem busca aprimorar sua vida… Mais »
Botão Voltar ao topo