PIX RECHEADO! 4º lote do Imposto de Renda é liberado e dinheiro do pagamento da restituição entra na conta de brasileiros
A Receita Federal começou na última sexta-feira (23) a consulta ao quarto lote de restituição do Imposto de Renda 2024. Os pagamentos estão previstos para serem realizados nesta sexta-feira (30 de agosto).
A seguir, o Revista dos Benefícios explica para você todas as informações, assim como o calendário completo da Restituição do Imposto de Renda.
Receita Federal se prepara para pagar 4º lote do Imposto de Renda
O crédito bancário será realizado para 5.347.441 restituições. O valor total dos depósitos é de R$ 6.873.633.906,45.
Desse montante, R$ 469.100.307,42 destinam-se a contribuintes com prioridade legal, sendo 15.077 restituições para idosos acima de 80 anos, 84.659 para contribuintes entre 60 e 79 anos, 7.168 para aqueles com alguma deficiência física ou mental ou moléstia grave, e 27.372 restituições para contribuintes cuja principal fonte de renda seja o magistério.
Também serão pagas 261.019 restituições a contribuintes que não possuem prioridade legal. Esses indivíduos receberam prioridade por terem utilizado a declaração pré-preenchida ou optado por receber a restituição via Pix.
Além disso, foram contempladas 4.904.908 restituições destinadas a contribuintes não prioritários. Por fim, o lote inclui 47.238 restituições de contribuintes priorizados devido ao estado de calamidade decretado no Rio Grande do Sul (RS).
Como consultar a restituição do IRPF e o calendário oficial
Para consultar a restituição, os contribuintes devem acessar o site da Receita Federal (acesse o link) e clicar em “Iniciar”. Será necessário informar o CPF e a data de nascimento.
O pagamento da restituição será realizado na conta bancária informada na declaração. Caso o crédito não seja processado, os valores ficarão disponíveis para resgate por até um ano no Banco do Brasil.
O contribuinte pode reagendar o pagamento dos valores pelo Portal BB ou pela Central de Relacionamento BB. Existem alternativas caso o valor não seja resgatado dentro de um ano.
Se isso ocorrer, o contribuinte pode solicitar a restituição não resgatada através do Portal e-CAC, acessando o menu “Declarações e Demonstrativos” e selecionando “Meu Imposto de Renda”.
Calendário oficial
Primeiro lote: 31 de maio;
Segundo lote: 28 de junho;
Terceiro lote: 31 de julho;
Quarto lote: 30 de agosto;
Quinto e último lote: 30 de setembro
Como é feito o pagamento do Imposto de Renda 2024?
O valor da restituição é creditado diretamente na conta bancária informada na Declaração de Imposto de Renda, seja por depósito direto ou por meio de chave PIX.
Caso o crédito não seja realizado, como no caso de a conta informada ter sido desativada, os valores da restituição estarão disponíveis para resgate no Banco do Brasil por até 12 meses.
Neste caso, o cidadão poderá reagendar o crédito dos valores de forma simples e rápida pelo Portal BB ou pela Central de Relacionamento BB, nos telefones 4004-0001 (capitais), 0800-729-0001 (demais localidades) e 0800-729-0088 (telefone especial exclusivo para deficientes auditivos).
Caso o contribuinte não resgate o valor do seu crédito de restituição no prazo de 1 (um) ano, deverá requerê-lo pelo Portal e-CAC, disponível no site da Receita Federal. Para isso, basta acessar o menu Declarações e Demonstrativos > Meu Imposto de Renda e clicar em “Solicitar restituição não resgatada na rede bancária”.