Direitos do TrabalhadorGeralPIS-PASEP

FINALMENTE: 1 BOA NOTÍCIA HOJE (15/12) para quem recebe até 2 salários mínimos até 29 de dezembro

FINALMENTE: 1 BOA NOTÍCIA HOJE (14/12) para quem recebe até 2 salários mínimos até 29 de dezembro
FINALMENTE: 1 BOA NOTÍCIA para quem recebe até 2 salários mínimos até 29 de dezembro – Imagem: Divulgação.

Você já parou para pensar se possui algum valor esquecido no seu PIS/PASEP? Muitos trabalhadores têm quantias significativas aguardando resgate em suas contas bancárias. Atualmente, R$ 75,5 milhões estão disponíveis para serem sacados, mas fique atento, pois esse valor é apenas uma pequena parte dos R$ 536 milhões que estão esperando para serem resgatados. Essa é a última chance de garantir esse dinheiro extra em 2023.

Os saques são referentes aos recursos que não foram resgatados dentro do cronograma oficial válido durante o ano de 2023. De acordo com o Ministério do Trabalho e Emprego (MTE), mais de 540 mil trabalhadores têm direito ao benefício. Entre eles, cerca de 153,6 mil são vinculados ao PIS e 387,3 mil ao PASEP. É importante ressaltar que essa oportunidade de saque vai apenas até o dia 29 de dezembro. Após essa data, será necessário aguardar até o próximo calendário de pagamento em 2024.

Quais são as regras para o saque do PIS/PASEP esquecido?

Para estar elegível ao saque do PIS/PASEP esquecido, é necessário atender às seguintes condições:

  • Estar inscrito nos programas do PIS/PASEP por, pelo menos, cinco anos;
  • Ter trabalhado formalmente durante, pelo menos, 30 dias, consecutivos ou não;
  • Receber até dois salários mínimos;
  • Ter os dados trabalhistas atualizados na Relação Anual de Informações Sociais (RAIS).

Como consultar o direito ao saque?

Se você ainda não tem certeza se tem direito ao PIS/PASEP esquecido, existem quatro formas de consulta disponíveis:

  1. Através do site do Ministério do Trabalho e Previdência;
  2. Utilizando o aplicativo da Carteira de Trabalho Digital;
  3. Acessando o portal Gov.br;
  4. Ligando para a linha telefônica 158.

Tanto o site quanto o aplicativo permitem obter informações sobre o valor a receber e a situação do benefício, bastando fazer o login no sistema. Já ao ligar para a linha telefônica, é recomendado seguir as instruções da atendente virtual para avaliar a situação.

Fique atento ao prazo

É importante lembrar que caso o saque do PIS/PASEP não seja feito em até cinco anos do depósito, o benefício volta para o Fundo de Amparo ao Trabalhador (FAT). Portanto, não perca essa oportunidade de resgatar o dinheiro que é seu por direito.

Aproveite essa última chance em 2023 para verificar se você possui algum valor esquecido no seu PIS/PASEP. Consulte os meios disponíveis e garanta o seu dinheiro extra. Lembre-se de que cada centavo faz diferença e pode ser utilizado para realizar seus sonhos e objetivos financeiros.

Não deixe para depois, faça a consulta agora mesmo e saque o seu PIS/PASEP esquecido. Afinal, esse dinheiro é seu e pode ajudar a melhorar sua vida financeira. Aproveite essa oportunidade única em 2023 e garanta o que é seu por direito.

Abquesia Farias

Abquesia Farias Modesto é uma jovem profissional entusiasta da comunicação digital. Aos 22 anos, cursa graduação na Faculdade Pitágoras, em Teixeira de Freitas, no extremo sul da Bahia, onde aprimora seus conhecimentos e habilidades na área. Com mais de quatro anos de experiência como redatora web, especializou-se na produção de conteúdos informativos sobre temas essenciais para o cotidiano dos brasileiros. Seu trabalho abrange benefícios sociais, como Bolsa Família e Auxílio-Gás, além de direitos trabalhistas, incluindo FGTS e PIS/PASEP. Além disso, possui ampla experiência na área de finanças e investimentos, oferecendo informações acessíveis e relevantes para quem busca aprimorar sua vida… Mais »
0 0 votos
Classificação do artigo
Inscrever-se
Notificar de
guest
0 Comentários
mais antigos
mais recentes Mais votado
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários
Botão Voltar ao topo
0
Adoraria saber sua opinião, comente.x