2.800,00 MENSAL! IDOSOS de 60,61,62,63,64,65 anos pra cima recebem PACOTÃO DE Surpresas e + de 5 benefícios incríveis são liberados
Com a carteira do idoso, pessoas acima de 60 anos têm acesso a vantagens adicionais e diversos serviços. O documento pode ser solicitado no CRAS ou online de forma simples.
Vale lembrar que para obter a carteira do idoso, é necessário comprovar renda mensal igual ou inferior a dois salários mínimos, atualmente cerca de R$2.800,00.
É importante destacar que a carteira do idoso é um documento que comprova a renda de pessoas com mais de 60 anos para garantir gratuidade no transporte interestadual e descontos na compra de passagens.
Trata-se de um benefício social assegurado pela Lei 10.741/03, com validade de 2 anos. A carteira do idoso permite que pessoas acima de 60 anos tenham acesso à gratuidade ou desconto em passagens interestaduais.
O documento é válido em todo o país e sua aceitação é obrigatória por todas as empresas de transporte. A carteira do idoso contém várias informações essenciais para identificação do idoso, incluindo:
- Nome completo
- Data de nascimento
- Número do RG
- Número do CPF
- Número de Inscrição Social (NIS)
- Data de emissão e validade
- QR Code com código alfanumérico
Quem pode solicitar
- Pessoas com mais de 60 anos sem comprovação de renda e que recebem até 2 salários mínimos podem solicitar a carteira do idoso;
- É necessário estar cadastrado no CadÚnico, o Cadastro Único para Programas do Governo Federal;
- Caso não tenha cadastro, é preciso contatar o CRAS – Centro de Referência da Assistência Social mais próximo para realizar o cadastro;
- Apenas com o cadastro no CadÚnico o cidadão terá acesso ao NIS.
Emissão da carteira do idoso pela internet
A Carteira do Idoso pode ser emitida pela internet, tornando o processo mais simples e acessível. Isso facilita a obtenção do documento, permitindo que os idosos usufruam de seus direitos de forma mais rápida e conveniente.
A emissão online reduz a necessidade de deslocamentos e filas, proporcionando maior comodidade aos idosos. Obter a carteira do idoso online é um processo descomplicado. Siga estas etapas:
- Visite o portal da Carteira do Idoso (https://carteiraidoso.cidadania.gov.br/).
- Clique em “Emitir Carteira”
- Entre com sua conta Gov.br ou crie uma se não tiver
- Permita o uso de seus dados
- Selecione “Emitir Carteira de pessoa idosa”
- Imprima ou salve o documento no seu dispositivo
Pacotão de surpresas para os idosos
Os idosos também têm direito a transporte público sem custo. A lei determina que 10% dos assentos nos transportes públicos sejam reservados para idosos, que podem usar o serviço gratuitamente.
Em viagens entre estados, os veículos devem guardar ao menos dois lugares para idosos. Se esses assentos estiverem ocupados, a empresa deve oferecer 50% de desconto na passagem.
Outro benefício importante é o acesso a remédios gratuitos. O governo deve fornecer medicamentos sem custo, especialmente os de uso contínuo.
Para obter esse direito, os idosos precisam ir a uma farmácia com documento com foto, CPF e receita médica. Pessoas com mais de 60 anos podem ser isentas do IPTU (Imposto Predial e Territorial Urbano), pago todo ano.
Para ter esse benefício, o idoso deve ser aposentado, ter renda de até dois salários mínimos e possuir apenas um imóvel. O pedido de isenção pode ser feito na prefeitura da cidade onde mora.