Direitos do TrabalhadorEconomia

EXTRA LIBERADO PARA SAQUE: 14º salário será liberado para segurados do INSS em setembro? Veja quem terá direito

EXTRA LIBERADO PARA SAQUE: 14º salário será liberado para segurados do INSS em setembro? Veja quem terá direito
14º salário do INSS em setembro? Imagem: Rafastockbr

O famoso 14º salário do INSS tem sido um assunto de grande interesse e especulação, principalmente entre aposentados e pensionistas. O benefício, também conhecido como abono natalino, é uma proposta que surgiu durante a pandemia para beneficiar aqueles que recebem aposentadoria, pensão por morte, auxílio-acidente, auxílio-reclusão e auxílio-doença.

No entanto, até hoje, muitos segurados do INSS se perguntam coo deve funcionar o benefício e como ocorrerá o pagamento. Portanto, confira abaixo todas as informações que você precisa saber sobre o abono.

Pagamento do 14º salário do INSS

A saber, a ideia do 14º salário foi apresentada pelo Deputado Pompeo de Mattos através do Projeto de Lei 4367/2020. O texto passou por várias etapas de análise e revisão por diferentes comissões parlamentares, e o texto proposto hoje difere bastante da versão original.

O projeto original pretendia fornecer um aumento salarial aos beneficiários por um período de dois anos. No entanto, conforme o projeto avançou e passou pela análise da Comissão de Finanças e Tributação, ocorreu uma mudança significativa no valor proposto.

Agora, a proposta visa conceder um prêmio de um a dois salários mínimos aos beneficiários, calculado de forma proporcional ao valor do benefício regularmente recebido por cada pessoa. Desse modo, cada segurado poderia receber até R$ 2.640, visto que o salário mínimo vigente neste ano é de R$ 1.320.

De onde vem os valores do benefício?

Uma questão fundamental que a comissão precisa considerar é a origem dos fundos para o pagamento deste benefício extra. A princípio, o dinheiro viria da tributação de instituições bancárias e grandes empresas. No entanto, isso gerou hesitação por parte do Governo Federal, o que tem atrasado a aprovação do projeto.

Como qualquer projeto de lei, o 14º salário do INSS precisa passar por várias fases de análise e aprovação na Câmara dos Deputados e no Senado Federal, antes de ser sancionado pelo Presidente da República. Até agora, o projeto já foi aprovado na Comissão de Seguridade e Bem-Estar e na Comissão de Finanças e Economia. Atualmente, ele está sob análise na Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania, aguardando votação.

14º salário do INSS vai ser liberado em 2023?

Após a conclusão da análise na Câmara dos Deputados, o projeto será encaminhado para apreciação no Senado Federal e, em seguida, para a Presidência da República para sanção. Se tudo ocorrer conforme o planejado, espera-se que o pagamento do 14º salário seja realizado em 2023.

Ester Farias

Ester Santos Farias, 24 anos, é uma profissional apaixonada pela escrita e pelo universo jurídico. Graduanda em Direito, ela combina sua formação acadêmica com uma sólida experiência como redatora web. Com mais de seis anos de atuação no mercado digital, Ester se especializou na produção de conteúdos sobre benefícios sociais, direitos trabalhistas e direito previdenciário, tornando temas como INSS e BPC mais acessíveis e compreensíveis. Sua dedicação à escrita se reflete na precisão e qualidade dos textos, consolidando sua reputação como referência na produção e revisão de materiais voltados para o público online. Sempre em busca de aprimoramento, Ester alia… Mais »
0 0 votos
Classificação do artigo
Inscrever-se
Notificar de
guest
0 Comentários
mais antigos
mais recentes Mais votado
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários
Botão Voltar ao topo
0
Adoraria saber sua opinião, comente.x