EconomiaGeral

DECISÃO EM VIGOR HOJE (20/02): 13º SALÁRIO DO INSS é MODIFICADO 100% para 2024 e surpreende IDOSOS com NIS 1,2,3,4,5,6,7,8,9 e 0

13º salário do INSS. Foto: Reprodução

O Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) anunciou recentemente uma mudança significativa no cronograma de pagamento do 13º salário dos aposentados e pensionistas. Essa decisão inesperada tem surpreendido os idosos, que estavam acostumados a receber o benefício no primeiro semestre do ano.

No ano de 2020, devido à pandemia da Covid-19, o Governo Federal decidiu antecipar o pagamento do 13º salário do INSS. Essa medida teve como objetivo auxiliar os idosos, considerados grupo de risco, a enfrentar possíveis emergências durante o período de crise. A antecipação foi uma forma de garantir recursos financeiros para essa parcela da população.

Até o ano de 2023, o cronograma de pagamento do 13º salário do INSS seguia uma ordem específica. Os beneficiários que se tornavam segurados do INSS após o mês de maio recebiam o abono anual em uma única parcela, proporcional aos meses em que o benefício comum foi recebido durante o ano. Essa parcela única era paga somente em novembro.

Calendário do INSS modificado

No entanto, para o ano de 2024, o Ministério da Previdência Social anunciou uma modificação no cronograma do 13º salário do INSS. Diferentemente dos anos anteriores, não haverá antecipação 13º salário em 2024 para aposentados e pensionistas.

De acordo com a legislação vigente, as duas parcelas do 13º salário serão pagas nos meses de agosto e novembro. Segundo o Governo Federal, dois dias antes do início do período de vigência do calendário do 13º salário, os segurados do INSS terão a oportunidade de consultar as datas e os valores dos pagamentos.

É importante ressaltar que a primeira parcela corresponde a 50% do valor do benefício. Confira como vai ficar o calendário de pagamento do 13º salário do INSS em 2024:

Primeira parcela – Até um salário mínimo

Benefício final Data de pagamento
1 26 de agosto
2 27 de agosto
3 28 de agosto
4 29 de agosto
5 30 de agosto
6 02 de setembro
7 03 de setembro
8 04 de setembro
9 05 de setembro
0 06 de setembro

Primeira parcela – Acima de um salário mínimo

Benefício final Data de pagamento
1 e 6 02 de setembro
2 e 7 03 de setembro
3 e 8 04 de setembro
4 e 9 05 de setembro
5 e 0 06 de setembro

Segunda parcela – Até um salário mínimo

Benefício final Data de pagamento
1 25 de novembro
2 26 de novembro
3 27 de novembro
4 28 de novembro
5 29 de novembro
6 02 de dezembro
7 03 de dezembro
8 04 de dezembro
9 05 de dezembro
0 06 de dezembro

Segunda parcela – Acima de um salário mínimo

Benefício final Data de pagamento
1 e 6 02 de dezembro
2 e 7 03 de dezembro
3 e 8 04 de dezembro
4 e 9 05 de dezembro
5 e 0 06 de dezembro

Apesar da ausência da antecipação do 13º salário neste ano, o INSS realizou reajustes significativos nos valores mínimos pagos aos aposentados e pensionistas. O aumento do salário mínimo, que passou de R$1.320 para R$1.412, refletiu diretamente no piso do abono salarial. A partir do primeiro dia de janeiro, todos os benefícios do INSS serão recalculados para acompanhar o novo piso salarial nacional.

Quem tem direito ao 13º salário do INSS?

O 13º salário do INSS é direcionado a aposentados, pensionistas e demais segurados que receberam algum tipo de benefício previdenciário a partir do mês de maio. No entanto, é importante destacar que os beneficiários do Benefício de Prestação Continuada (BPC) e da Renda Mensal Vitalícia não têm direito a receber o abono do 13º salário.

O 13º salário do INSS é pago em duas parcelas. A primeira parcela, correspondente a 50% do valor do benefício, é paga em agosto. Já a segunda parcela, também correspondente a 50% do benefício, é paga em novembro. É importante ressaltar que as datas de pagamento do 13º salário em 2024 estão de acordo com as informações do Decreto 10.410 e com o calendário de pagamentos do benefício mensal divulgado para o ano de 2023.

Por fim, as mudanças no cronograma de pagamento do 13º salário do INSS têm gerado surpresa entre os idosos. Agora, eles terão que se adaptar ao novo calendário, que prevê o pagamento do abono natalino nos meses de agosto e novembro. Apesar das alterações, é importante ressaltar que o valor do 13º salário será ajustado de acordo com o novo salário mínimo.

Calendário para quem recebe até 1 Salário Mínimo para fevereiro

Para quem recebe até um salário mínimo, o calendário de pagamentos do INSS em fevereiro é o seguinte:

  • Final 1: 23 de fevereiro
  • Final 2: 26 de fevereiro
  • Final 3: 27 de fevereiro
  • Final 4: 28 de fevereiro
  • Final 5: 29 de fevereiro
  • Final 6: 1 de março
  • Final 7: 4 de março
  • Final 8: 5 de março
  • Final 9: 6 de março
  • Final 0: 7 de março

Calendário para quem ganha acima do Salário Mínimo

Para aqueles que ganham acima do salário mínimo, o calendário de pagamentos do INSS em fevereiro é o seguinte:

  • Finais 1 e 6: 1 de março
  • Finais 2 e 7: 4 de março
  • Finais 3 e 8: 5 de março
  • Finais 4 e 9: 6 de março
  • Finais 5 e 0: 7 de março

É importante lembrar que a ordem também considera o final do benefício, ou seja, o dígito que antecede o hífen na sequência de nove números.

Consultando o pagamento do INSS do 13º salário

Os aposentados, pensionistas e qualquer pessoa que receba pagamento do INSS podem consultar o valor que será transferido naquele mês. O sistema do INSS atualiza as informações dois dias antes do início do calendário. Para realizar a consulta, basta seguir os seguintes passos:

  1. Acesse o aplicativo do Meu INSS e faça login;
  2. No menu de serviços, busque por “Extratos”;
  3. Escolha a opção “Extrato de pagamentos”;
  4. Filtre pelo mês de fevereiro de 2024;
  5. Tenha acesso aos valores a serem recebidos.

O calendário de pagamentos do INSS em fevereiro de 2024 traz surpresas e reajustes para os beneficiários. É importante ficar atento às datas de recebimento e consultar o valor a ser pago para se planejar financeiramente. O INSS disponibiliza diversas formas de acesso às informações, como o aplicativo Meu INSS, facilitando a vida dos aposentados, pensionistas e segurados. Acompanhe o calendário e fique por dentro dos seus direitos e benefícios.

Saulo Moreira

Saulo Moreira dos Santos, 29 anos, é um profissional comprometido com a comunicação e a disseminação de informações relevantes. Formado em Ciências Contábeis pela Universidade do Estado da Bahia (UNEB), em Salvador, descobriu sua verdadeira vocação na escrita e na criação de conteúdo digital. Com mais de 15 anos de experiência como redator web, Saulo se especializou na produção de artigos e notícias sobre temas de grande interesse social, incluindo concursos públicos, benefícios sociais, direitos trabalhistas e futebol. Sua busca por precisão e relevância fez dele uma referência nesses segmentos, ajudando milhares de leitores a se manterem informados e atualizados.… Mais »
0 0 votos
Classificação do artigo
Inscrever-se
Notificar de
guest
0 Comentários
mais antigos
mais recentes Mais votado
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários
Botão Voltar ao topo
0
Adoraria saber sua opinião, comente.x