Lista com mais de 10 profissões para brasileiros que já passou dos 50 anos! Arrume um emprego hoje (14/10)!

Voltar ao mercado de trabalho pode ser complicado para quem tem mais de 50 anos. Mesmo com mais experiência, muitos ainda enfrentam obstáculos para conseguir emprego.

Segundo o Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (CAGED), divulgado todo mês pelo Governo Federal, só 17% dos trabalhadores brasileiros com carteira assinada têm mais de 50 anos.

Porém, em alguns setores, profissionais mais velhos são valorizados e procurados pelos empregadores.

Lista com mais de 10 profissões para brasileiros que já passou dos 50 anos! Arrume um emprego hoje (14/10)!
Lista com mais de 10 profissões para brasileiros que já passou dos 50 anos! Arrume um emprego hoje (14/10)! – Imagem: Reprodução.

Além de se prepararem para o mercado, recomenda-se que busquem ajuda de órgãos oficiais para formação. Hoje, alguns estados oferecem programas que pagam pelo ensino profissional, por exemplo.

Outra dica é procurar vagas que combinem com seu perfil. Isso pode ser feito em Agências do Trabalho. Lá, o candidato falará sobre suas experiências e disponibilidade.

Depois, seu perfil será comparado com o de empresas com vagas abertas. Então, será marcada uma entrevista que pode resultar na contratação formal do trabalhador.

Veja a lista das 10 profissões que mais empregam pessoas com 50 anos ou mais

  • Açougueiro
  • Ajudante de motorista
  • Alimentador de linha de produção
  • Almoxarife
  • Assistente administrativo
  • Atendente de lanchonete
  • Atendente de lojas e mercados
  • Auxiliar de escritório
  • Auxiliar de manutenção predial
  • Auxiliar geral de conservação de vias permanentes (exceto trilhos)

Neste manual, Abquesia Farias, do Revista dos Benefícios, explica como os trabalhadores na casa dos 40 e 50 anos poderão se aposentar antes da idade mínima em vigor do INSS.

6 dicas de como conseguir um emprego depois da faculdade

1. Crie um currículo impactante

Durante a graduação, você provavelmente se concentrou em manter seu currículo Lattes atualizado, o principal portfólio acadêmico.

Após a formatura, o foco muda para o currículo profissional ou vitae, que deve ser cuidadosamente elaborado, pois será sua apresentação na busca por emprego.

2. Invista em especialização na sua área

Embora você tenha acabado de se formar e entrar no mercado de trabalho, ter conhecimento especializado não é mais um diferencial, mas uma necessidade urgente.

Para se destacar profissionalmente, é preciso desenvolver novas habilidades e, principalmente, conhecimentos específicos.

As empresas buscam profissionais com domínio em áreas específicas, capazes de lidar com as complexidades de determinadas funções com precisão.

3. Procure (e mantenha) conexões profissionais na sua área

Lembra daquele colega da faculdade que trabalha em uma empresa importante do seu setor? Que tal perguntar se há alguma oportunidade para você lá?

Manter uma rede de contatos ativa aumenta seu acesso a novas chances e permite fazer seu marketing pessoal, destacando-se no mercado.

4. Cadastre-se em sites de emprego

A internet é uma ferramenta valiosa na busca por emprego. Existem diversos sites específicos para recrutamento e seleção de candidatos.

A maioria mantém um banco com muitas vagas, atualizadas diariamente ou com frequência. Você pode fazer um cadastro gratuito ou aproveitar os serviços extras de uma conta paga.

5. Use as redes sociais a seu favor

Além dos sites de emprego, as redes sociais podem ser aliadas na busca por trabalho. Você sabia que o Facebook não serve apenas para se conectar com amigos e ficar por dentro das notícias? Esta rede social permite criar grupos que divulgam vagas em áreas específicas.

Por exemplo, você pode procurar grupos que compartilham oportunidades na sua cidade ou em qualquer região do país. Participe desses grupos. Muitas empresas costumam publicar suas vagas mais recentes nesses espaços.

6. Utilize a seção “Trabalhe Conosco” nos sites das empresas

Outra estratégia eficaz é visitar os sites das empresas que lhe interessam. Na seção “Trabalhe Conosco”, geralmente é possível cadastrar seu currículo ou deixar seus dados de contato.

Aproveite a oportunidade para conhecer melhor a empresa, seus valores e sua missão. Pesquise a fundo sobre a organização para ter certeza de que é realmente o lugar onde você deseja iniciar sua carreira profissional.

Carolina Ramos Farias

Carolina Ramos Farias

Carolina Ramos Farias é uma profissional apaixonada pela educação e comunicação digital. Graduada em Licenciatura em Ciências Biológicas pelo Departamento de Educação do Campus X da Universidade do Estado da Bahia (UNEB), ela alia sua formação acadêmica à habilidade com a escrita, atuando como redatora web há mais de cinco anos.Com expertise na criação de conteúdos sobre concursos públicos, benefícios sociais e direitos trabalhistas, Carolina se destaca por sua capacidade de transformar informações complexas em textos claros e acessíveis. Seu compromisso com a disseminação do conhecimento a impulsiona a produzir materiais informativos que ajudam milhares de pessoas a se manterem bem informadas sobre temas essenciais para a vida profissional e social.Ao interpretar legislações trabalhistas, analisar editais de concursos ou detalhar benefícios sociais, Carolina Ramos Farias reafirma sua missão de tornar a informação mais compreensível e relevante para o público.