EconomiaGeral

10 milhões podem ter o CPF ou CNPJ suspensos pela Receita Federal e assusta brasileiros; veja se você foi afetado

Mais de 10 milhões de contribuintes estão com pendências na Receita Federal, incluindo pessoas físicas e jurídicas.

A saber, quem não se regularizar pode receber multa de até 20% do imposto de renda devido, no caso de pessoas físicas, e ter o CPF ou CNPJ suspenso.

10 milhões podem ter o CPF ou CNPJ suspensos pela Receita Federal e assusta brasileiros; veja se você pode
10 milhões podem ter o CPF ou CNPJ suspensos pela Receita Federal e assusta brasileiros; veja se você pode. Foto: Reprodução

Os contribuintes estão irregulares por não entregarem uma destas declarações:

  • Documento de Arrecadação do Simples Nacional – Declaratório (PGDAS-D)
  • Declaração Anual Simplificada para o Microempreendedor Individual (DASN-Simei)
  • Declaração de Débitos e Créditos Tributários Federais (DCTF)
  • Declaração de Débitos e Créditos Tributários Federais Previdenciários e de Outras Entidades e Fundos (DCTFWeb)
  • Declaração de Informações Socioeconômicas e Fiscais (Defis)
  • Escrituração Contábil Fiscal (ECF)
  • Escrituração Fiscal Digital das Contribuições sobre a Receita (EFD-Contribuições), para pessoa jurídica, e Declaração de Ajuste Anual do Imposto de Renda Pessoa Física (DIRPF), para pessoa física.

Para consultar dívidas e pendências fiscais, use a opção “Consulta Pendências – Situação Fiscal” no Portal e-CAC da Receita Federal.

O sistema que detecta omissões é atualizado entre 5 e 30 minutos após o envio das declarações, dependendo do tipo de documento.

A regularização acontece automaticamente, exceto se houver incompatibilidades entre as declarações e a situação real conhecida pela Receita.

Se a irregularidade for por erros cadastrais, como natureza jurídica incorreta no CNPJ ou problemas com data de baixa, será necessário enviar uma atualização cadastral para resolver a pendência.

Para pessoas físicas, não se regularizar pode resultar em multa de até 20% do imposto devido e CPF marcado como pendente. Isso impede, entre outras coisas, emitir passaporte e tomar posse em cargo público.

O contribuinte pode verificar sua situação e regularizar pendências pelo Portal e-CAC, sem precisar ir pessoalmente à Receita. É importante ficar atento aos prazos e manter as informações cadastrais atualizadas para evitar problemas futuros.

Como verificar seu CPF na Receita Federal

Você pode checar seu CPF no site da Receita Federal ou do Governo Federal. Os dois links levam à mesma página de consulta.

Existem dois tipos de consulta: a simples e a de inscrição.

A diferença está nos documentos necessários e nas informações fornecidas.

A consulta simples, como o nome sugere, mostra a situação do CPF e pede apenas o número do documento e a data de nascimento.

Para fazer a consulta simples, siga estes passos:

  1. Vá para a página de consulta;
  2. Digite o número do CPF;
  3. Coloque a data de nascimento;

Abquesia Farias

Abquesia Farias Modesto é uma jovem profissional entusiasta da comunicação digital. Aos 22 anos, cursa graduação na Faculdade Pitágoras, em Teixeira de Freitas, no extremo sul da Bahia, onde aprimora seus conhecimentos e habilidades na área. Com mais de quatro anos de experiência como redatora web, especializou-se na produção de conteúdos informativos sobre temas essenciais para o cotidiano dos brasileiros. Seu trabalho abrange benefícios sociais, como Bolsa Família e Auxílio-Gás, além de direitos trabalhistas, incluindo FGTS e PIS/PASEP. Além disso, possui ampla experiência na área de finanças e investimentos, oferecendo informações acessíveis e relevantes para quem busca aprimorar sua vida… Mais »
0 0 votos
Classificação do artigo
Inscrever-se
Notificar de
guest
0 Comentários
mais antigos
mais recentes Mais votado
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários
Botão Voltar ao topo
0
Adoraria saber sua opinião, comente.x