A Serasa é uma companhia que compila em um vasto banco de dados a movimentação financeira dos consumidores. No entanto, a maioria da população a conhece principalmente por associar o nome completo e o CPF dos consumidores a dívidas pendentes.
As iniciais de “Serviços de Assessoria S.A.” compõem o nome Serasa.
E ao contrário do que muitos acreditam, a Serasa não é uma entidade governamental, mas sim uma empresa privada líder em avaliação de crédito.
Jovens com menos de 18 anos podem ter o CPF na Serasa?
Apesar da idade não ser um elemento direto na determinação do score de crédito, ela pode ter um impacto indireto. Indivíduos mais novos, especialmente aqueles com menos de 24 anos, costumam apresentar scores mais baixos devido à ausência de histórico de crédito.
É complicado para as instituições financeiras avaliarem o comportamento financeiro de uma pessoa sem um histórico consistente de pagamentos e uso de crédito.
Afinal, menor de idade pode ter score de crédito?
Não. Por motivos legais e práticos, geralmente os menores de idade não têm um score de crédito vinculado aos seus nomes. Isso acontece porque, por lei, eles não têm permissão para assinar contratos ou contrair dívidas em seu próprio nome, o que dificulta a construção de um histórico de crédito.
Portanto, sem esse histórico, não existe fundamento para a determinação do score de crédito.
No Brasil, a partir dos 18 anos, as pessoas podem começar a construir seu histórico de crédito, pois adquirem a capacidade legal para assumir responsabilidades financeiras em seu próprio nome. Ao obter produtos financeiros, tais como cartões de crédito ou empréstimos, e ao efetuar pagamentos em seu nome, o histórico começa a ser documentado, possibilitando a determinação do score de crédito.
Como a Serasa funciona?
A Serasa não só faz a coleta, armazenamento e gestão de dados, mas também consulta CPFs e tem outras responsabilidades que talvez você não saiba.
Dentre as mais relevantes estão:
- Promover soluções para apoiar decisões, gestão de risco de crédito e empresarial, gestão de finanças pessoais e incentivo à educação financeira.
- Execução de pesquisas e serviços nas áreas de crédito, gestão e informação, incluindo pesquisas de mercado, estruturação econômico-financeira, consultoria e suporte técnico;
- Trabalhar com publicidade e propaganda, promoção de vendas, planejamento e administração de campanhas ou sistemas de publicidade de terceiros;
- Definir a categorização de risco;
- Desenvolver, implementar e disponibilizar tecnologias de segurança em operações comerciais e civis, sejam elas eletrônicas ou não;
- Fornecer serviços de processamento de dados a terceiros;
- Proporcionar assistência técnica em informática, incluindo a instalação, ajuste e manutenção de programas de processamento de dados e bancos de dados;
- Oferecer serviços de licenciamento ou transferência de direitos de uso de softwares, sejam eles próprios ou de terceiros, sistemas de gestão, análise de crédito, arrecadação, coleta, processamento e gestão de informações, entre outros;
- Franquias;
- Serviços de mediação de transações e contratos, incluindo serviços de correspondente bancário;
- Serviços de cobrança;
- Executar o envio eletrônico de informações para o registro de um contrato de financiamento de veículo automotor que inclua cláusulas de alienação fiduciária, arrendamento mercantil, reserva de propriedade ou penhor, nos órgãos executivos de trânsito dos Estados e do Distrito Federal.