Benefícios SociaisEconomiaGeral

IDOSOS com documento com FOTO a partir de 60 anos recebem PRESENTÃO HOJE (28/02) e festejam de alegria

DECISÃO ÓTIMA de até R$2.824,00: IDOSOS com CPF e RG a partir de 60 anos recebem NOTÍCIA SALVADORA e pulam de alegria
IDOSO – Imagem: Fábio Nunes Teixeira.

A carteira do idoso, emitida para idosos que apresentem um documento com foto, é um grande oportunidade, que oferece uma série de benefícios exclusivos para cidadãos brasileiros com mais de 60 anos.

Sob responsabilidade da Secretaria de Direitos Humanos (SDH), a carteira do idoso proporciona vantagens como vagas preferenciais de estacionamento, meia-entrada em eventos e atendimento prioritário em estabelecimentos por todo o país. Além disso, o documento garante o direito a passagens interestaduais de ônibus gratuitas, e, caso as vagas estejam ocupadas, o idoso tem direito a um desconto de 50% no valor da passagem.

A solicitação da carteira do idoso pode ser feita de duas maneiras: online ou presencialmente. Ambas são descomplicadas e intuitivas, permitindo que os idosos usufruam dos benefícios oferecidos pelo documento de forma fácil e acessível.

Idosos com documento com foto recebem ótima notícia e vão poder emitir a carteira que garante benefícios

Solicitação Online

Para solicitar a carteira do idoso online, basta seguir os seguintes passos:

  1. Acesse o site do Gov.br;
  2. Clique na opção “iniciar”;
  3. Selecione a opção “emitir carteira”;
  4. Preencha os dados solicitados, incluindo RG, CNH ou passaporte, comprovante de residência e certidão de nascimento ou casamento;
  5. Após preencher todos os campos, a carteira estará disponível para impressão.

Essa ferramenta online fortalece a autonomia dos idosos, garantindo acesso a benefícios sociais fundamentais. É mais um passo para uma sociedade justa, que preza pelo respeito e valorização da terceira idade.

Solicitação Presencial requer documento com foto. Confira!

Caso prefira solicitar a carteira do idoso pessoalmente, é possível fazê-lo no Centro de Referência da Assistência Social (CRAS). Basta comparecer ao CRAS mais próximo de sua residência e apresentar os seguintes documentos:

  1. Documento de identidade com foto;
  2. CPF;
  3. Número do NIS (Número de Inscrição Social).

Caso ainda não possua o Cadastro Único (CadÚnico), aproveite a oportunidade para realizar o cadastro e emitir a carteirinha de pessoa idosa. Vale ressaltar que a carteira emitida pelo CRAS pode levar até 45 dias para ficar pronta. No entanto, caso haja urgência, o CRAS pode fornecer uma declaração provisória para o beneficiário.

Informações Presentes na Carteira do Idoso

A carteira do idoso contém diversas informações importantes que garantem a identificação e acesso aos benefícios do documento. Entre as informações presentes na carteira, destacam-se:

  • Nome completo: é obrigatória a inclusão do nome completo do idoso para fins de identificação;
  • Data de nascimento: a data de nascimento é necessária para comprovar a idade da pessoa idosa;
  • Número do documento de identificação: assim como a carteira de estudante, a carteira do idoso também possui um número de documento de identificação, como RG;
  • Número do CPF: o CPF é um documento fundamental na vida de todo cidadão e deve constar na carteirinha do idoso;
  • NIS (Número de Inscrição Social): o NIS é um cadastro fornecido pelo Governo Federal para identificar cidadãos que recebem ou não benefícios sociais;
  • Data de expedição e validade: a carteira do idoso apresenta a data de expedição e a validade do documento;
  • QR Code com código alfanumérico: a carteirinha do idoso também contém um QR Code com código alfanumérico, facilitando a leitura e verificação das informações do documento.

Quem pode solicitar a carteira do idoso

  • Todas as pessoas com mais de 60 anos, que não possuam comprovação de renda e recebam até dois salários mínimos, podem solicitar a carteira do idoso.
  • No entanto, para fazer a solicitação, é necessário estar cadastrado no Cadastro Único (CadÚnico) do Governo Federal.
  • Caso ainda não esteja cadastrado, entre em contato com o CRAS mais próximo de sua residência para realizar o cadastro. L
  • embrando que somente através da inscrição no CadÚnico o cidadão terá acesso ao NIS (Número de Identificação Social).
  • A carteira do idoso tem validade de dois anos, conforme indicado no próprio documento.
  • É importante ficar atento ao prazo de validade e solicitar a renovação da carteirinha quando necessário, para não ficar sem acesso aos benefícios.

Saulo Moreira

Idealizador do site Revista dos Benefícios, sou graduado em Ciências Contábeis pela Universidade do Estado da Bahia (UNEB), com mais de 15 anos em experiência textual e 30 mil textos publicados.