Em 2023, o número de empresas brasileiras que solicitaram recuperação judicial aumentou significativamente em comparação com o ano anterior. Em 2022, durante os primeiros quatro meses, 275 empresas entraram com o pedido na Justiça. Por outro lado, neste ano, esse número subiu para 382, representando um aumento de 39%, de acordo com informações da Serasa Experian.
Isso afetou inclusive o setor o varejo, com grandes lojas, que eram concorrentes da Magazine Luiza, do Assaí e outras, anunciando falência depois de muitos anos no mercado brasileiro.
3 gigantes varejistas decretam falência
A Peg-Pag, uma rede de supermercados famosa em São Paulo de 1978, está enfrentando dificuldades financeiras e baixa rentabilidade, o que a levou à falência. Em 1978, o Grupo Pão de Açúcar adquiriu a empresa por cerca de 250 milhões de cruzeiros. Após a aquisição, as lojas originais foram convertidas para a bandeira Pão de Açúcar.
Além da Peg-Pag, a Mappin, concorrente da Magazine Luíza, encerrou suas operações na década de 1998 devido a 300 pedidos de falência e uma dívida de R$1,2 bilhão, deixando milhares de funcionários desempregados. O dono da Mappin, Mansur, foi condenado em 2011 por gestão temerária e preso em 2020 por gestão fraudulenta da Mappin Previdência Privada.
A terceira empresa que enfrentou falência foi a montadora Chrysler, que faliu em 6 de maio de 2009. Após a aquisição pelo fundo Cerberus Capital Management em 2007, a empresa enfrentou dificuldades financeiras. Em 1º de maio de 2009, a Chrysler divulgou planos de reestruturação, dependendo da aprovação rápida da justiça dos EUA. No dia 4 de maio, a corte de falências de Nova York aprovou o acesso aos empréstimos de US$ 4,5 bilhões concedidos pelos governos do Canadá e dos EUA, e no dia 5 de maio, a proposta de venda rápida foi aprovada pela corte.
Maior varejista do Brasil atualmente
De acordo com informações da Forbes, o Carrefour é a principal empresa de varejo no Brasil, alcançando um faturamento de R$ 108 bilhões em 2022, conforme um estudo da Sociedade Brasileira de Varejo e Consumo (SBVC). O estudo, que examinou as 300 maiores varejistas do país, revelou que 173 delas tiveram um faturamento superior a R$ 1 bilhão, com um aumento de 17 em relação a 2021.
A NRF Retail’s Big Show é um evento global de varejo que apresenta tendências que influenciam o mercado ao redor do mundo, trazendo novos modelos e tecnologias que impactam a jornada do consumidor. Na edição mais recente, destacaram-se temas como Retail Media e Inteligência Artificial, que prometem revolucionar a experiência de compra nos próximos anos.