EconomiaGeral

Calendário OFICIAL de CONSULTA da restituição do Imposto de Renda 2024 foi liberado para CPFs finais 0 a 9 surpreendendo a todos

Calendário OFICIAL de CONSULTA da restituição do Imposto de Renda 2024 foi liberado para CPFs finais 0 a 9 surpreendendo a todos
Calendário OFICIAL de CONSULTA da restituição do Imposto de Renda 2024 foi liberado para CPFs finais 0 a 9 surpreendendo a todos – Imagem: Reprodução.

Como muitos já sabem, já é chegado o momento de realizar a Declaração do Imposto de Renda da Pessoa Física (IRPF). Essa é uma obrigação anual para os contribuintes brasileiros, e o prazo para envio das declarações vai até o dia 31 de maio.

De acordo com a Receita Federal, até o dia 15 de março, já haviam sido entregues mais de 1.154.466 declarações do Imposto de Renda da Pessoa Física. Esse número representa as declarações enviadas no primeiro dia do prazo, que começou no início de março e se estende até o final de maio.

Ao enviar a declaração, os contribuintes já são confirmados na fila de restituição do Imposto de Renda e têm a oportunidade de descobrir o valor que receberão. A expectativa é de que cerca de 41 milhões de declarações sejam entregues até o final do prazo.

Restituição do Imposto de Renda

A restituição do Imposto de Renda é o valor que a Receita Federal devolve ao contribuinte como forma de compensação pelos gastos dedutíveis comprovados na declaração. Aqueles que comprovaram gastos que são dedutíveis e receberam desconto no imposto final têm direito a essa restituição.

É importante ressaltar que nem todas as declarações serão beneficiadas com a restituição do Imposto de Renda 2024, mas a maioria terá esse direito. O pagamento ocorre em cinco lotes, começando em maio e finalizando em setembro.

Quem tem prioridade na restituição do Imposto de Renda?

Existem alguns grupos que têm prioridade no recebimento da restituição do Imposto de Renda. No primeiro lote, a maioria dos beneficiados será composta por esses grupos, enquanto nos lotes seguintes o grupo não prioritário vai ganhando mais espaço.

Os grupos prioritários são:

  • Contribuintes idosos com idade igual ou superior a 80 anos;
  • Idosos com idade igual ou superior a 60 anos;
  • Pessoas com deficiência ou moléstia grave;
  • Pessoas cuja maior fonte de renda seja o magistério;
  • Quem optou pela declaração pré-preenchida e/ou pelo pagamento via PIX.

Além disso, enviar a declaração no início do prazo também é um requisito para ser incluso nos primeiros pagamentos, mas isso não garante prioridade. A lógica é que quanto antes a Receita confere os dados informados, mais cedo consegue liberar o pagamento da restituição.

Calendário de pagamentos da restituição do Imposto de Renda

O calendário de pagamentos da restituição do Imposto de Renda 2024 segue a mesma base do ano anterior. O primeiro depósito acontece no último dia de entrega da declaração, incluindo o grupo com prioridade legal e aqueles que entregaram no início do prazo.

Os depósitos ocorrem sempre no último dia útil do mês, e o valor é depositado na conta corrente informada ou naquela em que a chave PIX de número do CPF estiver cadastrada. Confira as datas de pagamento:

  • 1º lote de restituição – 31 de maio;
  • 2º lote de restituição – 28 de junho;
  • 3º lote de restituição – 31 de julho;
  • 4º lote de restituição – 30 de agosto;
  • 5º lote de restituição – 30 de setembro.

Vale ressaltar que é possível antecipar o pagamento da restituição do Imposto de Renda de forma legal. Consulte as opções disponíveis e verifique se essa é uma boa estratégia para você.

Calendário de consulta do pagamento da restituição

Antes de receber o pagamento da restituição, os contribuintes têm a oportunidade de consultar se estão incluídos nos lotes de restituição. A consulta fica disponível sempre uma semana antes do depósito ser realizado.

Confira as datas de consulta do pagamento da restituição do IRPF:

  • 1º lote de restituição – 24 de maio;
  • 2º lote de restituição – 21 de junho;
  • 3º lote de restituição – 24 de julho;
  • 4º lote de restituição – 23 de agosto;
  • 5º lote de restituição – 23 de setembro.

Como consultar a restituição do Imposto de Renda

A forma mais simples de consultar a restituição do Imposto de Renda é por meio do site oficial da Receita Federal. Os contribuintes também podem usar o aplicativo Meu Imposto de Renda ou o programa onde enviaram a declaração.

O valor da restituição é informado logo após o envio da declaração, podendo ser consultado no recibo. É importante ressaltar que podem ocorrer alterações nos valores a partir do segundo lote, pois a Receita Federal faz correções com base na taxa Selic.

Para consultar a restituição do Imposto de Renda, siga os passos abaixo:

  1. Acesse o site da Receita Federal;
  2. Clique na opção “Meu Imposto de Renda”;
  3. Escolha “Consultar restituição” e, em seguida, “Iniciar”;
  4. Informe o número do CPF, a data de nascimento e o ano em que enviou a declaração;
  5. Descubra se foi beneficiado.

Agora que você já sabe tudo sobre o calendário de consulta da restituição do Imposto de Renda 2024, fique atento às datas e aproveite para se organizar financeiramente. Lembre-se de que a restituição é um direito seu e pode ajudar a equilibrar suas finanças.

Carolina Ramos Farias

Redatora do Revista dos Benefícios, é Graduada pela Universidade do Estado da Bahia - UNEB. Especialista em redação sobre Direitos do Trabalhador e Benefícios Sociais